Presidente da Fapeal participa de fórum do Confap

Ministro Aldo Rebelo, da Ciência, Tecnologia e Inovação, é um dos participantes

Foto: Heloisa Dallanhol

Foto: Heloisa Dallanhol

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, sedia o primeiro fórum de 2015 do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) está representada pelo presidente, Fábio Guedes, pelo chefe de Gabinete, Rômulo Sales, e pelo diretor de Ciência e Tecnologia, João Vicente.

A abertura do evento, na terça (3/3), contou com palestra do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), Aldo Rebelo, e com a apresentação dos presidentes recém-empossados das fundações, como é o caso de Guedes, nomeado em 13 de janeiro pelo Governador Renan Filho. Os presidentes puderam se reunir, ainda, com representantes de agências federais, a fim de avaliar as perspectivas da CTI em 2015.

Já nesta quarta-feira (4), será votado o novo estatuto do Confap e realizada a eleição para os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho, cuja gestão vai até março de 2017. O atual presidente do fórum é Sergio Gargioni, da fap de Santa Catarina, e o vice-presidente é Ricardo de Santana, de Sergipe.

Recomposição de fundos para a CTI

O ministro Aldo Rebelo, que é alagoano, defendeu uma presença maior dos assuntos de interesse da comunidade científica na pauta nacional, em palestra aos presidentes das fundações de amparo à pesquisa de todo o país.

“O meu papel é trabalhar junto ao governo federal, ao Congresso Nacional e assessorias internacionais para valorizar a agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse o ministro, acrescentando que igualmente importante é “recompor fundos do MCTI”.

Recém-empossado na presidência do CNPq, o anfitrião da reunião, Hernan Chaimovich salientou que “existem poucos exemplos de um esforço federativo tão importante como o Confap, onde todos os estados estão representados”.

Confap

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2006, o Confap agrega fundações de 24 estados, mais o Distrito Federal.

Ascom Fapeal, com informações da Ascom do Confap

Recomendados para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *