Fapeal abriga ‘Sinapse da Inovação’: oferecendo inspiração a alagoanos

Evento reuniu instituições acadêmicas, empresas e inciativas para negócios

 

Diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, reforçou a intenção de impulsionar a economia criativa local. (Foto: Tárcila Cabral)

Diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, reforçou a intenção de impulsionar a economia criativa local. (Foto: Tárcila Cabral)

A comunidade empreendedora alagoana ganhou a oportunidade de conhecer uma iniciativa de sucesso. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas convidou os coordenadores do projeto ‘Sinapse da Inovação’ para trazerem um seminário sobre o tema, oferecido aos atores locais do ecossistema de inovação, nesta quarta (19).

A ideia é resultado da cooperação entre a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O programa começou em Florianópolis e já expandiu suas cooperações e investimentos para o Amazonas.

“O Sinapse é uma metodologia desenvolvida para transformar o conhecimento gerado em universidades e centros de pesquisa em inovações, e não somente em inovações, mas em empresas inovadoras que vão gerar emprego e renda”, explica Antônio Rogério, da Fundação Certi.

 

Os palestrantes apresentaram a operacionalização do projeto e sua atuação no ecossistema produtivo do mercado contemporâneo.

Os representantes da Fundação Certi explanaram sua metodologia para o processo de fortalecimento da cultura empreendedora, no qual fornecido um sistema estruturador para subsidiar e apoiar as empresas ainda no papel.

Após conceber estratégias de criação, são elencadas colaborações com instituições de desenvolvimento e expertise no campo da inovação. Essa metodologia técnica concede a base transformadora, que posteriormente, dirige seu foco à incubação das empresas, onde universidades e institutos federais, Sebrae, a Fapesc e associações e entidades de comércio fornecem o gerenciamento substancial.

O produto final destes esforços, culminam em impactos econômico-sociais diretos. O incentivo fornecido pelo Sinapse implica na expansão e evolução da esfera produtiva e inovadora.

Sinapse da Inovação ocorreu na sede da Fapeal

Sinapse da Inovação ocorreu na sede da Fapeal

 

Os planejamentos especificados acompanham a trajetória de desenvolvimento dos projetos e incorporam inúmeras empresas a esta soma.

Esta organização detém o diferencial por munir-se de material tecnológico de ponta, e submeter seus clientes à avaliação e acompanhamento intensivos.

As dinâmicas realizadas culminam num cenário de empresas competitivas, além de promover um espaço privilegiado como centros e parques tecnológicos, polos e clusters, que têm o potencial de transformar a realidade econômica local.

Durante a tarde, representantes do Sebre, FIEA/IEL e Banco do Nordeste (BNB) ainda tiveram a oportunidade de conversar sobre detalhes de potenciais financiamentos e prospectar municípios alagoanos com perfil para receberem a inciativa.

O Governo de Alagoas está trabalhando para impulsionar a economia criativa local, através das várias iniciativas voltadas à inovação que vêm sendo estruturadas em parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fapeal.

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *