Pesquisadores recebem auxílio para eventos científicos

Terceira fase do edital completou 42 apoios

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) movimenta-se numa linha constante de empenho na formação de recursos humanos. Na tarde desta sexta (21), foram assinados 42 termos de outorga do Edital de Apoio a Participação em Eventos Científicos, sob o comando do presidente da Fundação, Fábio Guedes, e do diretor científico, João Vicente Lima.

Esta é a terceira etapa da iniciativa, que concede apoio financeiro para participação em eventos técnico-científicos no Brasil e no exterior. Os resultados vêm seguindo um calendário de divulgação mensal desde julho.

Refletindo os desafios apresentados pelo Governo do Estado, a atual gestão da Fapeal tem estruturado a elaboração de seus projetos visando contemplar a maior parte da massa crítica de Alagoas.

Vânia de Sá, doutora em Física.

Vânia de Sá, engenheira florestal.

“O programa incentiva os professores que já atuam na área da pesquisa, mas também estimula outros profissionais a pesquisarem e levarem seus estudos a serem divulgados, fortalece os grupos de trabalho”, disse Vânia Aparecida de Sá, doutora em Engenharia Florestal e professora da Ufal.

Dinamizar a estrutura da ciência e da tecnologia não acresce unicamente a professores e pesquisadores, mas também potencializa similarmente o corpo de pesquisa, elevando o nível da produção realizada.

Formação

O Edital foi planejado como perspectiva de capacitação para estes profissionais, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas em Alagoas, incorporando a atuação da Fapeal ao desenvolvimento delas, com o intuito final de fixar mestres e doutores no estado.

 “Esta é uma oportunidade ímpar de podermos divulgar os nossos trabalhos e entrar em contato com o pessoal que vem produzindo estudos de alto nível. Isso torna-se muito importante porque através da participação você sabe quais são as tendências no mundo acerca da pesquisa que se desenvolve”, frisou Rodrigo de Paula, doutor em Física e professor da Ufal.

alt

Rodrigo de Paula, físico.

Ainda segundo o diretor científico, o edital será ampliado e aprimorado, na mesma linha de apoiar o pesquisador através do financiamento de passagens e recursos de diárias e oferecer o melhor amparo aos professores na apresentação de suas produções.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *