Exposição da Fapeal é prorrogada até o próximo domingo

Evento tem entrada franca e conteúdo para toda a família

alt

Foto: Shirley Nascimento

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) comemora seus 25 anos de existência com uma exposição pública em um shopping no bairro de Cruz das Almas. Aberto desde o dia 23 deste mês, o livro de visitas do espaço já passou das 850 assinaturas perfazendo, até agora, mais de 100 visitantes por dia. Devido ao sucesso, a exposição, que iria se encerrar nesta quarta (30), foi prorrogada por mais quatro dias, e vai até domingo, 04 de outubro.

O espaço é lúdico e está sendo visitado por pessoas de todos os níveis educacionais. Inclusive, alguns dos visitantes têm retornado, trazendo familiares e amigos, a presença de crianças é constante. Portadores de necessidades especiais contam com rampas de acesso e alguns expectadores estrangeiros já foram guiados nos idiomas inglês e espanhol.

A exposição da Fapeal tem despertado a curiosidade de visitantes de outros estados em conhecer as suas próprias fundações estaduais.

alt

Lílian Bastos Tenório de Araújo

A baiana Lílian Bastos Tenório de Araújo, radicada em Maceió há mais de duas décadas, visitou a exposição do domingo (27), com o marido e a filha, e se disse emocionada: “Eu via muitas notícias sobre os problemas de Alagoas no país inteiro. Mas uma iniciativa como essa, para mostrar tanta coisa boa e importante, me deixa muito feliz”.

A exposição é composta por um tour sobre as principais realizações das Fapeal em duas décadas e meia, guiado pelos próprios colaboradores da Fundação. Além disso, uma breve animação em projeção cinematográfica contextualiza as atividades da Fapeal no universo da pesquisa e inovação tecnológica. Por fim, todos podem relaxar e tirar fotos numa instalação especial, alusiva ao Ano Internacional da Luz, que está sendo comemorado por instituições científicas do mundo inteiro, em 2015.

O evento foi concebido para tornar a Fapeal mais próxima da sociedade alagoana e aumentar a percepção da Fundação enquanto serviço público. Ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Fapeal é responsável pela concessão de bolsas de pesquisa que formam mestres e doutores, além de investir recursos do Governo de Alagoas e do Governo Federal na estruturação de laboratórios, financiamento de estudos e projetos e iniciativas de inovação em empresas.

Sérgio Coutinho_ crédito Naísia Xavier (853x1280)

Sérgio Coutinho

Acadêmicos, cientistas, estudantes do ensino superior e inovadores, que são os principais clientes e parceiros da Fapeal, também estão prestigiando o espaço. O jurista, professor e blogueiro Sergio Coutinho conferiu a exposição e opinou sobre a importância do momento: “A história da Fapeal é muito respeitosa. Já é fácil encontrar informações sobre as atividades no presente, mas perceber a luta para construir ciência em Alagoas, durante todo esse tempo, é muito importante. Normalmente, a Fapeal só tem exposição nas universidades na hora da concessão de bolsas e todo esse trabalho gigantesco fica muito discreto. Por isso essa exposição vale a pena”, declarou.

 

 

 

SERVIÇO:

Exposição 25 Anos de Fapeal

Parque Shopping Maceió, 1º piso.

Das 10h às 22, até 04 de outubro.

 

 

 

You may also like...

1 resposta

  1. fuimos al shoping y nos encontramos con vuestra exposicion que nos encanto, su trabajo es muy importante y esencial digno de ser destacado.Me encantaria que me enviaran las fotos que tan gentilmente nos tomaron el dia 26 de septiembre, gracias a MORGANA por su explicacion.ATTE.Oscar y Liliana Medori.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *