Ministério da Educação prestigia exposição de 25 anos da Fapeal

Conselho Nacional de Educação, Capes e Cesmac compareceram ao evento

IMG_3210 (1024x683)A exposição comemorativa de 25 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) recebeu na quarta-feira (30) a visita de um grupo de representantes nacionais e locais da educação superior: O Ministério da Educação se fez presente através do Conselho Nacional de Educação e da Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), acompanhados por gestores do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário Cesmac.

Na ocasião, o professor José Fernandes de Lima, conselheiro da Câmara Nacional de Educação Básica, está num dos quadros da exposição, dedicados aos bolsistas da Fapeal que tiveram notável contribuição à educação em Alagoas. Lima recebeu bolsa de pesquisador visitante entre os anos de 2012 e 2014, período em que atuou como consultor na estruturação de programas da Fapeal.

“Uma apresentação como essa num espaço público, visitado por jovens, é da maior importância para o conhecimento das coisas que estão sendo feitas no Estado de Alagoas, notadamente no que diz respeito ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação”, salientou Lima.

IMG_3171 (683x1024)

Professor José Fernandes de Lima

O jovem, ao entrar nesse espaço, irá verificar que aqui nós temos desenvolvimento de pesquisa de alta categoria. São trabalhos que podem realmente modificar a vida das pessoas, trazendo riqueza para o Estado, mas também trazendo o desenvolvimento social”, completou o professor.

Já a Capes, representada pelo assessor técnico da presidência, professor Manoel Santana, é uma das principais parceiras da Fundação durante toda sua história. A cooperação mais recente resultou em edital de 170 bolsas de pesquisa, lançado neste mês de setembro, sendo 130 para mestrados e 40 para doutorados.

O Cesmac, que também é beneficiado com recursos para pesquisa da Fapeal, esteve representado pelo vice-reitor Douglas Apratto, pela pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Cláudia Medeiros e por três professores componentes do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário: Jessé Marques Júnior, Luiz Cunha e Dimas Francisco.

Marques Júnior, pós-doutor em agronomia, comentou que, atualmente, a área de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnologia tem recebido um investimento maciço das instituições universitárias e de pesquisa: “Ter uma fundação com a Fapeal em Alagoas é ter a tranquilidade de que as nossas pesquisas vão ter um direcionamento”, ressaltou Júnior.

IMG_3172 (683x1024)

Professor Douglas Apratto Tenório

A exposição de 25 anos da Fapeal vai até domingo, 4 de outubro, das 10h às 22h, no primeiro piso de um shopping no bairro de Cruz das Almas. A entrada é franca e o conteúdo para toda a família.

IMG_3207 (1024x683)

A visita foi guiada pelo diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes Gomes

 

Recomendados para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *