Instituições de CTI se manifestam contra extinção da FAPEAP

Reprodução. Publicado originalmente em http://confap.org.br/news/instituicoes-de-cti-se-manifestam-contra-extincao-de-fap-do-nordeste/

Coordenadoria de Comunicação do CONFAP

Quatro das principais instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação assinaram um manifesto repudiando a possibilidade de extinção da FAPEAP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá). “A FAPEAP tem um relevante serviço prestado à comunidade acadêmica e científica do estado (…). Portanto, trata-se de uma Fundação estratégica na atração e fixação de professores e pesquisadores na região”, diz o manifesto.

Outro assunto tratado no manifesto é a manutenção do funcionamento e da política de investimentos no Sistema de CTI brasileiro, que deve ser visto como estratégico ao desenvolvimento socioeconômico. “Cortes em áreas estruturantes como educação, ciência e tecnologia comprometem, sobremaneira, os grandes avanços que alcançamos até aqui e sobretudo o nosso futuro”, ressalta o documento.

Assinam a carta o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), o CONSECTI (Conselho Nacional de Secretários para  Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação), a ABC (Academia Brasileira de Ciências) e a SBPC (Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência).

A Fapeal tomou parte ativa na redação do documento, que pode ser lido na íntegra neste link

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *