Com diálogo, Fapeal intensifica atuação com pós-graduação em Alagoas

Auxílio de R$ 25 mil será liberado a cada pesquisador durante 2016

Um diálogo mais próximo ao pesquisador. Esta é a tônica atualmente adotada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) na metodologia de implantação e processamento de seus editais e programas. Nesta quarta-feira, 4, foram recebidos 14 coordenadores de cursos de pós-graduação, em pauta referente a edital de 2013, de Apoio aos Programas de Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Alagoas.

O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, convidou os docentes a se reunirem na manhã desta quarta-feira, 4, reforçando a atuação conjunta e retomando pontos pendentes da chamada em questão. O espaço serviu para solicitações e esclarecimento de dúvidas acerca da elaboração dos relatórios científicos e financeiros.

O assessor científico de formação de capital humano da fundação, Thiago Cavalcanti, esteve presente para explicar os modelos de prestação de contas e de elaboração do conteúdo científico, sanando pessoalmente as dúvidas apontadas.

“Todos os coordenadores de programas receberam a 1ª parcela do recurso e é importante que, nesse contexto de austeridade fiscal e de poucos recursos nas universidades, que todos recebam a segunda parcela a que têm direito. A Fapeal deseja repassar os recursos que estão disponíveis. Para tanto, é necessária a conclusão do edital, com a entrega dos relatórios técnico e financeiro dos pesquisadores”, atentou Thiago Cavalcanti.

A entrega dos relatórios é exigida pela agência federal do Ministério da Educação, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), que é parceira neste convênio, e deve ser feita à Fapeal até o final de novembro.

Com a apresentação das documentações e análise afirmativa, as aplicações iniciais da segunda parcela do programa serão liberadas ainda em 2015. Cada pesquisador receberá auxílio no valor de 25 mil, cujo pagamento será efetuado ao longo do ano de 2016.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *