Secti e Fapeal oficializam parceria na realização de Prêmio de Jornalismo em Ciência, Tecnologia e Inovação

Reprodução. Publicado originalmente em http://www.cienciaetecnologia.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/2015/novembro/secti-e-fapeal-oficializam-parceria-na-realizacao-de-premio-de-jornalismo-em-ciencia-tecnologia-e-inovacao

Evento de lançamento do Prêmio José Marques de Melo de Jornalismo em Ciência, Tecnologia e Inovação será dia 30 de novembro

Déborah Moraes – Ascom Secti

 

O Prêmio José Marques de Melo de Jornalismo em Ciência, Tecnologia e Inovação, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas (Sindjornal), recebeu nesta quarta-feira, 11, a confirmação da importante parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) para sua realização.
Em reunião, o secretário-executivo de Gestão Interna, André Gusmão e a gerente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secti, Cristina Sampaio, apresentaram ao Diretor Executivo de Ciência e Tecnologia, João Vicente Lima, e ao Presidente da Fapeal, Fábio Guedes, o projeto do prêmio.

No encontro foram debatidos detalhes para o lançamento da premiação, que acontecerá no dia 30 de novembro com café da manhã oferecido pelo Maceió Shopping, patrocinador do projeto, e para a promoção de capacitações relativas a tecnologia e inovação que deverão ocorrer durante todo ano de 2016, como forma de provocar o interesse da classe de jornalistas sobre o tema.
Além de Fapeal, Sindjornal e Maceió Shopping, outra instituição que apoia o Prêmio é a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). Durante encontro de apresentação do projeto realizado na última terça-feira (10), o secretário de Comunicação do Estado, Ênio Lins, ressaltou a importância de mais espaços que possam pôr em evidência a produção jornalística estadual e o incentivo a diversificação de temáticas sobre as quais escrever.

Prêmio José Marques de Melo de Jornalismo em Ciência, Tecnologia e Inovação

Pensado para divulgar e popularizar o tema ciência, tecnologia e inovação por meio da imprensa, a primeira edição do prêmio homenageará o alagoano, jornalista e pesquisador científico, José Marques de Melo, que dedicou sua carreira, além das redações, à pesquisa científica e à docência universitária, contribuindo para que novos jornalistas e pesquisadores participassem da construção científica do país. Atuou como professor e pesquisador em várias universidades do mundo, publicou diversos livros e estudos e foi o primeiro Doutor em Jornalismo titulado por universidade brasileira, em 1973.

Objetivo

O Prêmio José Marques de Melo de Jornalismo em Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas tem como objetivo fomentar a produção jornalística de reportagens que retratem a importância da tecnologia e inovação na sociedade e valorizem iniciativas nesta área as quais tenham gerado conquistas para o desenvolvimento social, econômico, tecnológico, industrial, e melhorias para o setor estimulando a divulgação nos veículos de comunicação de Alagoas de matérias jornalísticas relativas ao tema.
Visa também premiar os trabalhos jornalísticos que se destaquem por tornarem acessíveis ao público informações que contribuam para a compreensão do que é e qual a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação para a sociedade alagoana e onde ela está presente no dia a dia.

Recomendados para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *