Edital de Auxílio à Pesquisa Nº4/2016 – APQ

Maceió, 01 de junho de 2016

A Diretoria Executiva de Ciência, Tecnologia comunica que o Edital Universal Fapeal Nº 4/2016 – APQ tem por objetivo atender uma grande maioria de pesquisadores-doutores que se encontra nas instituições de ensino superior do estado de Alagoas, não incluídos em Programas de Pós-Graduação stricto sensu, e que enfrentam vários tipos de dificuldades para acessar recursos para pesquisas em agências federais.

Uma parcela considerável desses pesquisadores está desempenhando suas funções em instituições no interior do estado, e foram atraídos pela expansão, principalmente, da rede de ensino superior pública federal.

Essa ação induzida permite, dentre vários objetivos, a fixação de quadros de alta qualificação em Alagoas, desenvolvendo especialmente suas atividades no interior do estado, e a formação de novos grupos de pesquisas, com implicações, diretas e indiretas, na criação de novas pós-graduações em Alagoas.

Ademais, estamos em negociações com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – Capes, para a renovação do novo convênio que vigorará no período 2017-2022. Esse convênio contempla várias ações que atendem diretamente o sistema estadual de pós-graduação alagoano, principalmente editais de auxílios à pesquisas e aquisição e manutenção de equipamentos. Qualquer ação de auxílio à pesquisa que contemple os Programas de Pós-Graduação, nesse momento, em paralelo as negociações do novo convênio, é contraproducente do ponto de vista da aplicação de recursos sem a definição dos aportes financeiros por parte da agência federal.

Enfim, salientamos que todas as políticas de fomento da Instituição seguem rigorosamente as diretrizes aprovadas pelo Conselho Deliberativo, as recomendações da Procuradoria Geral do Estado e as estratégias de desenvolvimento da nova gestão estadual.

Prof. Dr. João Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima
Diretor Executivo de Ciência e Tecnologia

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *