Colaborador da Fapeal vence competição de informática e irá para etapa nacional

Vencedor demonstrou habilidades em técnicas de segurança

13708331_1016499215138040_2111491603675556440_o

Fotos: Keylla Kiss

Um bolsista de Gerência de Tecnologia de Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (GETI Fapeal) foi o vencedor da etapa alagoana do Hackflag, um campeonato de segurança da informática cujo desafio foi analisar sistemas computacionais em busca de chaves secretas, que funcionam como falhas de segurança.

Com técnica e astúcia, o bolsista Leandro Carvalho venceu 26 competidores e vai para a etapa nacional, em São Paulo, representando Alagoas entre os 17 estados que irão participar da final, em 18 de novembro.

Ele avalia que sua boa performance se deu graças a uma mistura do conhecimento acumulado através de um interesse constante com o treino específico para a ocasião.

Além disso, Leandro Carvalho observa que as habilidades demonstradas na competição tem a ver com o trabalho na Fapeal, que também envolve aplicações web e análises de rede.

Ganhar esse tipo de competição é um ponto bastante valorizado no currículo de um profissional da área de Tecnologia de Informação e o analista acrescenta, ainda, que “Isso ajuda abrir a mente para coisas novas no dia a dia”, demonstrando que o trabalho com soluções para redes e sistemas também tem seu lado criativo.

Recentemente, a Fapeal implantou melhorias para o monitoramento de servidores, redes, e-mail e demais serviços de conectividade disponíveis através da fundação e do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (PoP-AL RNP), o qual abriga.

13710683_1016507565137205_8850936737495587482_o

Leandro Carvalho, acompanhado de seu filho, no dia da competição. Foto: Keylla Kiss

Saiba mais

O Roadsec é um evento nacional e itinerante onde são desenvolvidas atividades e conteúdo sobre hacking, segurança da informação e tecnologia. Seu foco está na colaboração, compartilhamento de conhecimento e pesquisa na área de segurança da informação.

O evento viaja por capitais levando palestras, cursos, oficinas e também campeonatos, sendo considerado o maior campeonato de hacking do continente. A edição especial deste ano foi realizada em Maceió, no Senai, no dia 02 de julho de 2016, onde aconteceram dois campeonatos, o Hackaflag, cujo o desafio foi analisar sistemas computacionais em busca chaves secretas e o Cryptorace, que tratava da quebra de criptografia.

Recomendados para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *