Fapeal integra debates sobre captação de recursos para inovação

Em painel disponibilizado pela Fundepes, a Fundação participou de mesa-redonda sobre o cenário estadual

img_0388

Auditório do Senac

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) participou de mesa-redonda em evento promovido terça-feira (25), pela Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, expôs painel sobre as experiências exitosas no setor de inovação, propiciando debates inovadores no contexto alagoano.

Com o subtema ‘Captação de recursos: desafios e possibilidades’, Fábio Guedes citou a relevância da união entre os componentes do setor e a importância de investimentos sistemáticos e subsídios, destacando que é necessário compreender as diferentes demandas acadêmicas, uma vez que estas variam dependendo do seu campo.

“Os critérios de avaliação são preocupantes, pois os índices que analisam as Ciências Exatas não podem ser os mesmos para as Ciências Sociais e Humanas. A produção científica é diferente, assim como seus métodos. Nós não podemos permanecer mensurando as ciências sob os mesmos parâmetros”, frisa o diretor.

Fábio Guedes explica que o caráter da Fapeal é fomentar a ciência e tecnologia por meio da pesquisa, porém, atuando como um mecanismo estratégico para as universidades.

A Fundação consegue pleitear em seus editais variados serviços e equipamentos, que são oportunidades de incentivo fornecidas aos pesquisadores. Nas filas universitárias, os pesquisadores enfrentam um longo caminho para obtenção de investimentos.

No evento, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) tratou da temática geral  ‘Fundepes a serviço da inovação’, convidando instituições a compor discussões em áreas específicas de atuação.

A mesa-redonda ressaltou ainda a importância de direcionar os apoios, conhecendo as potencialidades locais para impulsionar as vocações de Alagoas em pesquisa e inovação, mas sem negligenciar os desníveis das áreas emergentes. Neste sentido, foram mencionadas ações executadas pela Fapeal na gestão, que corroboram para a estruturação acadêmica de Alagoas.

Professores de universidades alagoanas e membros do Governo do Estado substanciaram o encontro, realizando perguntas mediadas, que auxiliam não somente ao preenchimento de lacunas, mas prospectam políticas públicas por uma nova Alagoas.

img_0383img_0378

Recomendados para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *