Colaboradoras da Fapeal participam de evento sobre inovação e empreendedorismo, no México

Equipe apresentou o artigo “Ações Empreendedoras e os Programas de Subvenção Econômica em Alagoas”

img-20161026-wa0008

Juliana Khalili e Pollyana Martins

As ações do governo estadual para incentivar negócios inovadores ganham exposição internacional: Duas colaboradoras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foram ao México, participar do Workshop da Rede EmprendeSUR, um espaço para o intercâmbio das melhores práticas e reforço na cooperação entre os países da America Latina sobre questões de empreendedorismo e inovação.

Juliana Khalili e Pollyana Martins apresentaram, na noite dessa quarta (26), um artigo científico autorado por ambas, e também pelo professor João Geraldo Lima. Os três são componentes da Coordenação de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal, responsável pela gestão de programas como o Tecnova e o Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).

Vigente, desde 2013, o Programa Tecnova AL é resultado da parceria firmada entre a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep e a Fapeal. O objetivo principal do Tecnova é promover um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do Estado de Alagoas, com a transferência de recursos de subvenção econômica.

O artigo, intitulado “Ações Empreendedoras e os Programas de Subvenção Econômica em Alagoas”, reflete esta experiência de gestão, ancorada ao Tecnova, destacando o papel de um órgão Governo no desenvolvimento transversal do estado.

“O público seleto realmente gostou de ver outra ponta da tripla hélice”, explica Juliana Khalili, coordenadora de projetos especiais e inovação da Fapeal, fazendo alusão ao conceito que explica a dinâmica da relação entre governo, universidade e empresas, em prol de negócios empreendedores e inovação.

Ela acrescenta que “todos ficaram encantados com o que Alagoas está fazendo”. Não havia nenhum outro órgão estatal no evento, e a gestora delineou as inciativas que a Fapeal está estruturando para os próximos dois anos, para impulsionar o empreendedorismo acadêmico, a inovação tecnológica e a economia criativa no estado.

O Workshop da Rede Empreendesur extende-se até esta sexta (28), na cidade de Cidade de Tuxtla Gutiérrez, província de Chiapas, México.

img-20161027-wa0005

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *