Pesquisadores de Alagoas são os mais interessados em colaboração com a União Europeia

Edital internacional continua aberto e já recebeu 57*** propostas; 15**** delas são alagoanas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) está com quatro editais abertos para colaboração internacional, três para o Reino Unido e um para União Europeia. Em relação a este último, Alagoas é o estado que enviou mais manifestações de interesse, dentre 12 estados do Brasil participantes, até agora.

O edital ERC – Chamada para Expressão de Interesse (do Conselho de Pesquisa Europeu) mapeou 303 parceiros de pesquisa europeus interessados em receber doutores brasileiros na Europa, para colaboração em 26 áreas científicas. Os recursos disponibilizados incluem passagens, diárias e a possibilidade de família acompanhante, a ser avaliada.

O Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) recebeu até agora 57*** propostas de 12 estados; quinze*** delas vêm de Alagoas, seguidas por nove do Rio de Janeiro.  A informação foi adiantada pelo setor de relações internacionais do Confap, durante o Fórum da instituição, sendo realizado na cidade de Aracajú, entre os dias 17 e 19 de maio.

As inscrições permanecem abertas até o dia 31 de maio, podendo haver prorrogação por até mais três semanas, de acordo com a procura.

Destaque

O interesse pronunciado de Alagoas surpreende em relação à estados mais desenvolvidos, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, que até agora só enviaram duas propostas cada um e Pernambuco, uma.

O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, explica que as possibilidades de internacionalização propiciam um patamar diferenciado para a qualificação dos pesquisadores de Alagoas.

“Já foram nove editais de cooperação internacional em dois anos e meio, desde 2015. Essa procura expressiva argumenta que Alagoas vive um novo momento para produção da ciência e desenvolvimento tecnológico, porque a comunidade científica e acadêmica tem respondido com muito interesse às chamadas da Fapeal, e confia na fundação em razão do governo Renan Filho seguir firme com os investimentos nessa área”.

O edital ERC e informações mais detalhadas encontram-se no site da Fapeal.

Pesquisadores que não querem deixar o Brasil podem checar as três oportunidades de pesquisa com o Reino Unido, que podem ser executadas em Maceió, e tem prazo de inscrição mais longo.

***Dados atualizados em 18/05/2017, após a computação de mais 6 propostas

Elisa Natola, assessora do Confap para cooperação internacional. Fotos: Renan Rigo

Recomendados para você...