Alagoas concorre ao prêmio de Ciência e Inovação em Saúde em São Paulo

Pesquisas para o SUS serão premiadas pelo Ministério da Saúde, nesta quarta (29)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irão marcar presença no evento ‘Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: conectando pesquisas e soluções’. A iniciativa é do Ministério da Saúde e acontece na Cidade de São Paulo, nestas quarta (29) e quinta-feira (30).

Na programação do primeiro dia do evento haverá a entrega do tradicional Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS, que, em 2017, chega a sua 16ª edição. Um trabalho alagoano está concorrendo na categoria ‘Produtos e Inovação em Saúde e Experiência Exitosa do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS’.

A pesquisa em questão é apoiada pelo Governo de Alagoas, por meio da Fapeal e Sesau, e leva o título de ‘Fendas orais no SUS – Alagoas: definição de modelo para referência e contrarreferência em genética’. O estudo é coordenado pela médica geneticista Isabella Monleó.

A pesquisa trata de uma condição rara, com as quais as pessoas já nascem, cujo diagnóstico correto necessita de investigações genéticas, feitas no Hospital Universitário, e que, daí por diante, irão demandar atenção específica. No caso das fendas orais é importante diagnosticar se o problema é isolado ou se trata de uma das manifestações de alguma síndrome.

A base de dado de Alagoas sobre fendas orais é ligada à base de dados nacional sobre a condição. A doutora Isabella Monlleó e sua equipe já ganharam o primeiro lugar entre 15 concorrentes no prêmio ‘Genética para Todos 2015’, promovido pelo 27º Congresso Brasileiro de Genética Médica, que ocorreu em Barueri/SP, no mês de junho.

O evento contará com a presença de 48 representantes de instituições nacionais e internacionais, incluindo o vencedor do prêmio Nobel de Medicina em 1998, Ferid Murad. O objetivo será debater os maiores avanços científicosde temas emergentes da agenda de saúde, buscando a troca de conhecimentos, o estímulo à inovação no país e a conexão entre resultados de pesquisas e a geração de soluções em saúde.

A Fapeal será representada pelo seu diretor-presidente, professor Fábio Guedes Gomes, e pela assessora de projetos especiais e inovação Juliana Khalili. Representando a Sesau estarão presentes Maria de Fatima Lima, assessora do setor de Ciência e Tecnologia da Sesau e pela médica Ivana Pitta, do mesmo setor.

Recomendados para você...