Ressocialização e Sustentabilidade: lições da árvore natalina da Fapeal

Reeducandos e colaboradores da Fundação se engajam em projeto educativo

Jardim da Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foi um dos órgãos contemplados com o Selo Social da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

A iniciativa homenageia instituições públicas e privadas que mudam a vida de mais de 700 egressos do sistema prisional com a inserção no mercado de trabalho.

No momento, 14 deles estão inseridos na Fundação, oito como agentes de portaria e seis em funções diversas. Estes últimos significaram um apoio fundamental na construção do projeto natalino da Fapeal.

A árvore de Natal sustentável foi uma iniciativa da Comissão 5S da Fundação. O 5S é uma metodologia japonesa de organização do ambiente de trabalho, visando mais eficiência no trabalho e o bem-estar coletivo dos colaboradores, através de cinco eixos de práticas ligadas à utilização, limpeza, ordenação, saúde e disciplina.

Pensando nisso, a Fapeal construiu uma árvore natalina toda baseada em produtos reaproveitáveis. O relações públicas da Fundação, Mateus Gomes, frisa que o projeto foi concebido como forma de educar os colaboradores para a sustentabilidade.

“As garrafas PET serão retornadas a uma cooperativa de catadores, que funciona no entorno da Fapeal e com a qual colaboramos o ano inteiro. A água que está dentro das garrafas será reutilizada para regar o próprio jardim da Fundação, e os outros objetos de decoração, como guirlandas, estrela e bolas, são os mesmos que ficam guardados ano após ano: só pensamos em como empregá-los de uma forma original”, explica.

Mateus Gomes destaca ainda que a colaboração dos reeducandos foi fundamental para que toda a parte da estrutura física e de montagem da árvore fosse executada.

O reeducando Jean Fábio explicou como todo o trabalho valeu a pena. “Para mim e para os demais, foi muito gratificante desempenhar esse projeto e chegar no resultado final; quando eu vi a alegria dos orfãos se deparando com a árvore pronta, já ganhei o meu Natal”, comemora.

O Selo Social Empresa Ressocializadora será entregue nesta quarta-feira (20), às 19h, no auditório Aqualtune, situado no Palácio do Governo.

 

Recomendados para você...