FAPEAL

CNPq e SESCOOP financiam pesquisa em cooperativismo

Desenvolvimento econômico e social; competitividade e inovação; governança em organizações ou cenário jurídico, com foco no cooperativismo. O estímulo à pesquisa nessas áreas é o objetivo da chamada lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP).

Com inscrições até 6 de junho, essa iniciativa conjunta busca selecionar propostas para fomentar projetos de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) nessas quatro linhas, estruturada em duas Faixas:

Faixa A – com projetos de até R$ 25 mil, cujo coordenador seja mestre ou recém doutor;
Faixa B – com projetos de até R$ 150 mil, coordenador seja doutor.
Para recém-doutor, considera-se quem defendeu a tesa após 01/01/2014, podendo concorrer tanto na Faixa A quanto na Faixa B. Mas doutores cuja defesa de tese ocorreu antes de 01/01/2014 poderão concorrer apenas na Faixa B.

As submissões devem seguir o Modelo de Proposta Estruturado, disponível no Anexo I da Chamada, para que a proposta não seja desclassificada.

O Cooperativismo

Em âmbito mundial, são mais de 2,6 milhões de cooperativas presentes em mais de 100 países, congregando 1 bilhão de pessoas e gerando mais de 250 milhões de empregos. No Brasil, são mais de 6,5 mil cooperativas, reunindo mais de 13 milhões de associados e gerando aproximadamente 370 mil empregos diretos.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Recomendados para você...