Fapeal promove ação alusiva ao outubro rosa e proporciona cuidados aos colaboradores

A manhã desta terça foi pautada por esclarecimentos e informações acerca do câncer de mama, além de proporcionar cuidados e um momento de beleza para as funcionárias
Prevenção esta foi a palavra que deu tônica a manhã desta terça, 30/10, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Através de uma iniciativa da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEVP) os colaboradores da Fapeal puderam contar com um momento instrutivo e de cuidados, através da palestra alusiva ao câncer de mama e de um momento revigorante de limpeza facial e maquiagens.

A Fapeal enquanto instituição pública adota o mês do outubro rosa para debater e informar seus funcionários acerca dos cuidados, prevenção e tratamento da doença. O intuito da Fundação é desmitificar o diagnóstico e possibilitar um avanço ao atendimento especializado, afinal o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil.

O tema foi abordado pela enfermeira responsável pela regulação de leitos oncológicos do Hospital Geral do Estado (HGE), Adriane Beltrão, que incentivou a atenção na busca correta pelo diagnóstico e ao procedimento do tratamento. “Quanto mais precoce a gente detecta esse tumor, melhor o prognóstico. Câncer já foi sinônimo de morte, hoje a gente tem como se cuidar, temos acessos aos exames e diagnosticando cedo possuímos grandes chances de cura”, esclarece a enfermeira.

Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, questões endócrinas, comportamento e genética. A orientação de Adriane Beltrão é que as mulheres e homens se observem e façam o autoexame das mamas sempre que se sentirem confortáveis, seja no banho ou em qualquer momento adequado.

Segundo a Gerente Executiva de Valorização de Pessoas (GEVP) estas ações da Fapeal costumam inspirar atenção à saúde da mente e corpo, e que a demanda por estas iniciativas também surgem de outros setores. “Este mês não pode ficar em branco, nós provocamos esta sensibilização para aproximar uma assistência. Através deste momento nós pretendemos que o colaborador estenda os conhecimentos que adquiriu aqui para sua vida, como reflexão”, enfatiza a gerente.

 

O dia ainda contou com a disponibilização de limpezas faciais e maquiagens articuladas pela GEVP com o auxílio de uma profissional da área. O intuito foi proporcionar conhecimento, conceder cuidados especializados e oportunizar um momento de beleza com técnicas de maquiagem.

Recomendados para você...