CAPES E CNPq: Chamadas abertas nos órgãos de fomento federais

A Diretoria de Relações Internacionais divulga o edital nº1/2019 de seleção de candidatos para participar do Programa Professor Visitante no Exterior (PVEx). O Programa oferece bolsas de estudos avançados a professores ou pesquisadores de instituições brasileiras, e prevê a concessão de 150 bolsas, divididas em duas categorias: Professor Visitante Júnior e Professor Visitante no Exterior. Este edital reduz o tempo necessário de doutorado de 12 para até 10 anos, na categoria Júnior, e acima de 10 anos para a categoria sênior. As inscrições poderão ser feitas até às 17h do próximo dia 06 de março e o resultado preliminar será divulgado a partir de 20 de maio de 2019.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)

LINK PARA O EDITAL CAPES 01/2019

 

  • 20 vagas para o programa CAPES-Fulbright

Por meio de uma cooperação entre a CAPES e a Comissão Fulbright, está aberto o período de candidatura para recepção de bolsas de doutorado pleno nos Estados Unidos. O edital nº 42/2018 prevê a oferta de 20 bolsas de até seis anos que abrangem todas as 49 áreas de avaliação da CAPES. A submissão de propostas poderá ser feita até 31 de março, às 17h. O Programa CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno dá visibilidade à produção científica, tecnológica e cultural brasileira. Um de seus objetivos é a formação de recursos humanos de alto nível nos Estados Unidos. No mês passado, Luiz Valcov Loureiro, diretor executivo da Fulbright, visitou a presidência da CAPES, juntamente com representantes dos EUA. Um dos assuntos conversados foi a parceria entre as instituições no incentivo aos cursos voltados à formação de professores e de mulheres engenheiras, além do estreitamento das relações com universidades americanas.
  (Brasília – Redação CCS/CAPES)

LINK PARA O EDITAL CAPES FULLBRIGHT

 

CNPq

  • Bolsas de doutorado para projetos em rede

Chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) selecionará projetos que promovam o intercâmbio e cooperação entre programas de pós-graduação consolidados e não consolidados por meio da concessão de bolsas de doutorado. O objetivo é estimular a formação e o fortalecimento de redes de pesquisa entre as Instituições de Ensino Superior ou Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação participantes.
A chamada visa apoiar propostas inseridas em um ou mais dos seguintes temas, em consonância com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2022:

Aeroespacial e Defesa; Água; Alimentos; Biomas e Bioeconomia; Ciências e Tecnologias Sociais
Clima
Economia e Sociedade Digital
Energia
Minerais Estratégicos
Nuclear
Saúde
Tecnologias Convergentes e Habilitadoras.

Para a iniciativa, estão previstos orçamento anual de R$ 6,2 milhões para bolsas de doutorado no País e recursos adicionais no valor de até R$ 1,7 milhão para o pagamento de bolsas de Apoio Técnico – Nível Superior (AT-NS) e custeio.A submissão de propostas terá início em 22 de janeiro e irá até 22 de março de 2019.  (Coordenação de Comunicação Social do CNPq)

LINK PARA O EDITAL

 

  • Chamada CNPq Nº 22/2018 – Bolsas Especiais no País e Exterior

Apoiar projetos de pesquisa que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio da concessão de bolsas no país e no exterior

LINK PARA O EDITAL

 

 

Veja aqui todas as chamadas abertas da CAPES

Veja aqui todas as chamadas abertas do CNPq

 

 

Recomendados para você...