Fapeal alinha cooperação internacional em estudo sobre prevenção da violência

Fundação deve apoiar parceria entre Ufal e a London School of Economics

Pearce, Guedes, Rodrigues e Lima

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) recebeu a visita da professora Jenny Pearce, pesquisadora da London School of Economics and Political Science (LSE), nesta sexta, 29/3. A britânica é uma cientista política cuja área de especialidade é a América Latina.

Sua presença em Alagoas deve-se à colaboração com o pesquisador Fernando Rodrigues, doutor em sociologia vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e professor visitante na LSE. Atualmente, ele concentra o foco de suas pesquisas nas fronteiras entre o ilegal e o legal e suas relações com as instituições de controle, além das interrelações com as economias do crime, e os mercados culturais e dinâmicas políticas das periferias de Alagoas.

O diretor executivo de CT&I da Fapeal, professor João Vicente Lima, explica que está sendo desenhada ums cooperação mundial para estudar a violência, envolvendo o laboratoria da professora Jenny Pearce, coordenando estudos que já envolvem Itália, Suiça, Áustria, México, Honduras, Guatemala e Colômbia.

“Estamos trabalhando para incluir o Brasil e Alagoas. Trata-se de uma pesquisa mundial muito importante, que tem uma direta e conexão com as politica públicas e um caráter prático de pesquisa aplicada, que tenta dar respostas para a questão específica das políticas publicas de segurança, ligadas à relação entre a polícia e as comunidades”, observa o gestor.

O professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal aponta que a visita da professa Jenny Pearce à Alagoas “foi muito importante, dentro dos objetivos do nosso sistema acadêmico de ensino superior em estabelecer vínculos com instituições de pesquisa internacionais reconhecidas. A Fapeal já opera editais em parceria com o Newton Fund/British Council e isso facilitará o intercâmbio científico de nossos pesquisadores com outro importante centro de conhecimento mundial”.

Atualmente, a Fapeal já apoia uma colaboração internacional entre a Ufal e a London School of Economics, na área de psiquiatria.

Recomendados para você...