Pesquisa sobre exploração infanto-juvenil é tema de entrevista no programa Conhecer

Iniciativa é fruto de cooperação entre a Fapeal, o Ministério Público do Trabalho e a Ufal

Naísia Xavier e Deriky Pereira

Neste sábado (13), às 10h, o programa Conhecer apresenta entrevista com a professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Márcia Iara Costa, coordenadora do estudo Crianças em Perigo: o trabalho infantil no Mercado Público e feiras livres de Maceió, que visa mapear áreas onde ocorrem exploração infanto-juvenil na capital. Para isso, o trabalho é feito por meio de aplicação de questionários e realização de oficinas em escolas da rede pública municipal localizadas no entorno destes espaços.

Durante a entrevista, a pesquisadora comentou sobre o risco que as crianças e adolescentes vivem, ao comentar que eles também sofrem violência sexual. Além disso, estudantes da rede municipal também participaram da pesquisa em campo, trazendo informações de jovens que conhecem e trabalham no período de contra turno escolar.

Apresentado pelo professor e jornalista Clayton Santos e produzido por Chris Duarte e Vera Valério, o programa Conhecer é uma das novas atrações da programação da Rádio Educativa 107.7 FM. Para sintonizar a rádio e acompanhar a entrevista, tal como toda a sua programação, clique aqui.

Sobre o estudo

A pesquisa em destaque é executada pelo grupo de pesquisa em Redes, Questões Geracionais e Políticas Públicas e pelo Núcleo Temático da Criança e dos Adolescentes, ligados à Faculdade de Serviço Social (FSSo) da Ufal e coordenados pela professora Márcia. A iniciativa conta ainda com a participação de bolsistas da FSSo e com a colaboração de estudantes da graduação e profissionais graduados na área do Serviço Social.

Além disso, o estudo também tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), que outorgou R$ 38 mil em recursos específicos oriundos do Ministério Público do Trabalho (MPT) e deve ser finalizado ainda neste primeiro semestre, quando os dados ficarão à disposição do Ministério Público do Trabalho, da Fapeal e dos demais órgãos públicos participantes.

Recomendados para você...