Programas

PROGRAMA REVISTA FAPEAL
Objetiva colocar em funcionamento e circulação a revista da instituição com o intuito de informar a comunidade científica e acadêmica sobre as ações referentes às pesquisas fomentadas, bem como popularizar o campo da Ciência, Tecnologia e Inovação em Alagoas.

PROGRAMA CALENDÁRIOS TEMÁTICOS
– Apoiar a participação de pesquisador/professor/estudante em eventos científicos e tecnológicos relevantes no país e no exterior, com apresentação de trabalhos científicos e/ou tecnológicos de sua autoria, não publicado, resultante de pesquisas desenvolvidas em Alagoas.

PROGRAMA DE APOIO À PARTICIPAÇÃO E REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS, ACADÊMICOS E TECNOLÓGICOS – PAPRE
Apoiar a participação de pesquisador/professor/estudantes em eventos científicos e tecnológicos relevantes no país e no exterior, com a apresentação de trabalhos científicos e/ou tecnológicos de sua autoria, inéditos, resultantes de pesquisas desenvolvidas em Alagoas.

PROGRAMA DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA – PGP
PPP – Apoiar a infraestrutura de CT&I para jovens pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de Alagoas.
PRONEM – Apoiar a execução de projetos de grupos emergentes e permitir a consolidação de linhas de pesquisa prioritárias, induzindo a formação de novos grupos de excelência.
PRONEX – Apoiar a formação de grupos organizados de pesquisadores e técnicos de alto nível, com reconhecida competência e tradição em suas áreas de atuação técnico-científicas.
DCR – Apoiar fixação de recursos humanos com experiência em Ciência, Tecnologia e Inovação e/ou reconhecida competência profissional em instituições de ensino superior e pesquisa, empresas e órgãos públicos de pesquisa e desenvolvimento que atuem em investigação científica e tecnológica.

PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES – PAF/JOVEM
– PIBIc-JR – Apoiar o desenvolvimento de projetos de educação científica com estudantes do Ensino Médio.
– PIBIc – Apoiar o desenvolvimento de projetos de educação científica com estudantes do Ensino Superior.

PROGRAMA DE APOIO À PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU – PSS
– Conceder bolsas de doutorado e mestrado a estudantes interessados em realizar cursos de pós-graduação strictu sensu , recomendado pela Capes, no estado de Alagoas.
– Conceder bolsas de pós-doutorado a professores interessados em realizar curso em programas de pós-graduação, recomendados pela Capes, fora do estado de Alagoas.
– Conceder bolsas de professor-visitante para programas de pós-graduação, recomendados pela Capes em funcionamento em Alagoas.
– Conceder auxílio para publicação de livros originados de pesquisas e publicação de periódicos científicos qualificados pela Capes.
– Estimular o aumento qualitativo e quantitativo da produção acadêmica, mediante a concessão de Adicional por Excelência Acadêmica, na forma de bolsas, aos discentes com artigos aceitos em revistas Qualis A1, A2 ou B1 e matriculados em cursos de pós-graduação strictu sensu de Instituições de Pesquisa e Ensino Superior em Alagoas.

PROGRAMA DE AUXÍLIO À PESQUISA – PAP
Apoiar o desenvolvimento de pesquisas científicas, no âmbito dos cursos de pós-graduação strictu sensu em Alagoas, com prioridade para o interior do estado.

PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS DE ALAGOAS – PAFRE
Conceder bolsas de doutorado e mestrado a estudantes interessados em realizar curso de pós-graduação strictu sensu, recomendados pela Capes, fora de Alagoas e dentro da Federação.

PROGRAMA DE APOIO À CONSOLIDAÇÃO DAS INTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE ALAGOAS – PAC/IES
Fortalecer e incentivar o desenvolvimento de inicativas que ampliem a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação strictu sensu, das instituições de pesquisa e ensino superior vinculadas ao Governo do Estado de Alagoas e promover melhorias das condições de infraestrutura de pesquisa, com o desenvolvimento e utilização do conhecimento científico e inovação tecnológica no âmbito dessas instituições.

PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM ÁREAS ESTRATÉTICAS DO ESTADO DE ALAGOAS – PDPP
Apoiar atividades de pesquisas induzidas e tecnologias de gestão, objetivando beneficiar a formulação e implementação de produtos, processos e inovações tecnológicas vinculadas ao desenvolvimento das políticas públicas do Governo do Estado de Alagoas.

PROGRAMA DE APOIO À POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA – PPC
Incentivar a popularização da ciência e tecnologia produzidas em Alagoas, bem como seus resultados e aplicabilidade com impactos sociais, econômicos e de gestão.

PROGRAMA DE APOIO AOS PROJETOS ESPECIAIS DE PESQUISA – PAPEs
TECNOVA – Apoiar o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte, com foco no fomento de inovação tecnológica.
PPSUS – Fortalecer as capacidades locais de pesquisa, apoiar o desenvolvimento de projetos que busquem soluções para os problemas e necessidades dos sistemas e serviços de saúde, desconcentrar o investimento destinado à Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde – C&TIS e financiar pesquisas em temas prioritários relacionados à gestão do setor e à atenção à saúde prestada à população brasileira.
CANAL DO SERTÃO – Desenvolvimento de projetos, processos e serviços inovadores, visando o desenvolvimento das áreas consideradas estratégicas nas políticas públicas estaduais e federais.