Fapeal reforça conectividade para ensino e pesquisa no interior

Viçosa incorpora rede internet fornecida pela RNP

Desta vez, link da RNP foi instalado na zona da mata

 

Viçosa é o novo membro a integrar o sistema internacional de internet e pesquisa, provido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O projeto dá seguimento à dinâmica de interiorizar internet de qualidade aos campi de universidades e institutos federais, missão difundida pela RNP graças ao apoio da Fapeal em Alagoas.

O link está em funcionamento no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal desde o início do mês, e estima-se que ele propague 40 mega de velocidade.

“O equipamento é instalado em Viçosa onde a fibra é conectada e configurada. Depois ajusta-se o equipamento do Ponto de Presença (POP-AL), pois ele deve propagar para o destino final 100 mega de velocidade ”, explicou Georginei Neri, Diretor da Unidade Gestora de Controle e Desenvolvimento Institucional da Fapeal, e Coordenador Administrativo da RNP em Alagoas.

Dois dias após homologada a hospedagem do link, a rede já operava na frequência calculada. Anteriormente, a conectividade era fornecida por uma via particular que desempenhava a função a uma baixa qualidade, não sendo adequada a finalidade de pesquisa desenvolvida no Centro.

“O sistema privado que tínhamos antes era lento e caía bastante. O tempo instável e as chuvas têm dificultado o uso da rede instalada pela RNP no campus, mas isto tende a melhorar com o caminhar do processo”, frisou a Professora Chiara Rodrigues.

Há também a utilização de outra linha concomitante de serviço de Web. A duplicidade em links garante maior estabilidade na condução e transmissão do pacote de dados, no entanto a conexão mantida pela RNP é a ligação principal.

Outros serviços

Além da banda larga, as instituições clientes da RNP também podem solicitar serviços como webconferência, telefonia via internet (VoIP) e credencial de acesso aos programas internacionais de interconectividade acadêmica Rede CAFe e eduroam, entre outros. Todos eles são fornecidos pela infraestrutura da RNP, que proporciona o acesso a navegação básica, mas também ao tráfego de serviços, aplicações avançadas e projetos científicos. Estabelecer a independência do sistema em todas as instituições parceiras no estado é mais uma meta que vem sendo alcançada pelo POP-AL, abrigado na Fapeal.

“Todos os serviços oferecidos pela rede da RNP estarão disponíveis para o campus de Viçosa, webconferência, rede CAFe, telefonia VoIP e etc. Os discentes solicitam o que será necessário para o trabalho executado no Centro e o acesso será garantido”, ressaltou Jackson Martins, técnico de redes do POP-AL.

Recomendados para você...

3 respostas

  1. RITA DE CASSIA FERNANDES DA COSTA disse:

    Percebe-se a partir do fazer pedagógico dos professores em interação com a prática que o alunado traz do seu cotidiano com as novas tecnologias que, o uso das tics podem contribuir como ferramenta de atrativo na dinamização das aulas.

  1. 11 de dezembro de 2015

    […] públicas de ensino em Viçosa e Santana do Ipanema já tiveram seus links de internet veloz aumentados este […]

  2. 13 de maio de 2016

    […] é abrigado pela Fapeal, e beneficia, por exemplo, os campi da Ufal, Uneal e Uncisal na capital e no interior e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *