Programa da Fapeal vai beneficiar onze órgãos do Governo de Alagoas

alt

Assinatura dos Termos de Cooperação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) recebeu, nesta quarta (9), sete dos onze gestores cujas instituições são participantes do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas em Áreas Estratégicas do Estado de Alagoas (PPDP).

Na ocasião, foram assinados os termos de cooperação que regulamentam a concessão de bolsas pela Fapeal. O PDDP permite a formação de grupos de inteligência para atuar dentro de órgãos estaduais, com produção de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias de gestão voltadas a políticas públicas, através da coordenação de um mestre ou doutor.

Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal mencionou que a formatação do programa foi disponibilizada, a pedidos, para o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, o Confap. “Alagoas saiu na frente. Esse programa é importante porque, além da pesquisa, leva para o Estado tecnologia de gestão e capacidade técnica”, avaliou.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, ressaltou que o propósito do PDDP “é suprir uma carência de especialização, pesquisa e inovação, que a estrutura formal e as rotinas executivas do Estado não permitem”, destacando ainda que, para alguns pesquisadores, é mais interessante e adequado estar num projeto em andamento e sendo executado na prática dentro do governo do que se restringirem ao ambiente acadêmico ou ao mercado.

Estiveram presentes na ocasião os secretários Christian Teixeira, da Gestão e Planejamento (Seplag), Enio Lins, da Comunicação (Secom), Rafael Brito, do Trabalho e Emprego (Sete), o secretário-adjunto da Fazenda, Fabrício Santos (Sefaz), o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, e o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal), Marcus Vasconcelos.

Fábio Guedes (Fapeal) E Pablo Viana (Secti)

Fábio Guedes (Fapeal) e Pablo Viana (Secti)

You may also like...

3 respostas

  1. 30 de setembro de 2015

    […] nesta quarta-feira (30), o termo de outorga de bolsas, que regulamenta suas atividades. Através de acordos de cooperação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), viabilizou 74 bolsistas, que […]

  2. 29 de outubro de 2015

    […] Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas em Áreas Estratégicas do Estado de Alagoas (PDPP) é um programa da Fapeal voltado à estruturação de grupos de inteligência dentro de órgãos […]

  3. 14 de janeiro de 2016

    […] estrutura de Estado e suas políticas. Lançado pelo governador Renan Filho, no dia 21 de agosto, o PDPP já conta com 12 projetos de pesquisas e desenvolvimento institucional, funcionando em 11 […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *