Escola em tempo integral recebe “Fapeal em Revista”

250 exemplares foram disponibilizados para alunos, professores e biblioteca

alt

A Escola Marcos Antônio da Silva, primeira unidade escolar de tempo integral e modelo para rede do Estado, localizada no bairro do Benedito Bentes, recebeu exemplares da Fapeal em Revista, o periódico de popularização científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.A iniciativa se deu no contexto de um projeto de incentivo à leitura na escola, que irá abranger todos os alunos, dentre os aproximadamente 300 atendidos pela unidade, que oferece Ensino Médio e técnico profissionalizante, nas áreas de turismo, informática e análises químicas.

A diretora Denilma Brandão deu as boas-vindas à doação dos exemplares, que irão complementar o acervo em formação da biblioteca recém-estruturada. “Temos alunos que gostam de ler. Nosso acervo ainda é pequeno, mas nós fazemos empréstimos dos livros, porque notamos o interesse e queremos que isso se viralize, que todos queiram ter acesso à leitura”, explicou a diretora-adjunta Rozangela Rodrigues da Silva.

Os alunos parecem concordar. Inayara Fiqueiredo, do 3º ano, opina que, mesmo com as redes sociais, sua geração lê mais, “tanto online quanto livros em si. A gente tem uma influência de novas mídias, mas não deixamos de ler. A revista é bem-vinda porque é diferente do que nós lemos na internet, é outro tipo de informação”, explicou.

Alunos de Língua Portuguesa do professor Delmiro Monteiro de Albuquerque

Alunos de Língua Portuguesa do professor Delmiro Monteiro de Albuquerque

Maria Larissa de Moraes, da mesma turma, diz que acha o incentivo à leitura sempre bom. “Isso é importante para gente ter uma visão de mundo aprimorada, ainda mais agora, que estamos perto do Enem. Eu costumo ler livros e jornais, mas é interessante conhecer uma revista”.

O professor de Língua Portuguesa Delmiro Monteiro de Albuquerque, que permitiu a distribuição da Fapeal em Revista durante sua aula, incentivou o atitude da Fundação, em aproximar o mundo da pesquisa dos alunos do Ensino Médio: “Todo material que envolva leitura é sempre bem-vindo e nosso alunos têm a necessidade plena de materiais para exercitar esse trabalho. Então, parabenizo a Fapeal pela inciativa e sempre que tiver um material novo estaremos de portas abertas para receber”, declarou.

Encontros significativos

Dois professores presentes à ocasião incentivaram seus respectivos alunos, explicando que haviam sido bolsistas da Fapeal.

Marcos André Silva, professor de Física, lembrou de sua bolsa de pesquisa na Usina Ciência, quando cursava graduação e, com a visão de pesquisador, destacou o potencial da Fapeal em Revista para interdisciplinaridade em sala de aula: “Material de leitura é essencial no aprendizado. É aliar atividades práticas com leitura, o que faz a aprendizagem acontecer”, analisa.

A professora de Química Talma Siqueira, que tinha em sala de aula sabão e sabonetes produzidos pelos próprios alunos, compartilhou seus dias no Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PiBic Jr.), quando pesquisou sobre a obtenção de biodiesel: “Eu tinha essa bolsa da Fapeal em 2005, quando cursava o Ensino Médio, para pesquisar Química num laboratório da Ufal. Isso foi o maior incentivo para que eu fizesse o vestibular na área, e continuei frequentando o mesmo laboratório”, relembrou.

Professora Talma Siqueira, ex-bolsista do Pibic Jr. Fapeal Pibic Jr.

Professora Talma Siqueira, ex-bolsista do Pibic Jr. Fapeal Pibic Jr.

 

A Fapeal em Revista é um produto educativo do Governo de Alagoas e tem distribuição gratuita.

A edição atual está disponível on-line.

You may also like...

1 resposta

  1. 3 de outubro de 2015

    […] A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas já havia sido apresentada aos alunos da Marcos Antônio, através da distribuição de 250 exemplares da Fapeal em Revista, para os discentes dos ensinos Médio e Técnico, professores e biblioteca, em setembro deste ano. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *