Rede abrigada pela Fapeal leva internet de banda larga para Batalha

Com instalação, a linha teve upgrade de 200% de velocidade; em 2016, projeto pretende ampliar serviço prestado a instituições em Alagoas

O município de Batalha agora faz parte do grupo das cidades interioranas a integrar o sistema de pesquisa e internet da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), intensificando o ciclo de adesões em 2015. A RNP é a responsável por prover internet veloz de banda larga para as universidades e institutos federais, além de fornecer serviços que conectam instituições acadêmicas em todo o mundo. O Ponto de Presença da RNP em Alagoas (PoP-AL) é abrigado pela Fapeal.

O centro de ensino mais recentemente integrado a este complexo web é o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) situado no município de Batalha. Anteriormente o IFAL-Batalha possuía uma rede de 2MB de velocidade, porém, com a instalação realizada nesta quinta-feira (10), a rede alcançará 20MB, fornecendo agilidade às atividades desenvolvidas pelos acadêmicos.

“Os professores relataram que com a instalação a conectividade melhoraria em torno de 200%. Eles poderão realizar videoconferência, exibir aulas didáticas online, além de outros serviços que interligam os institutos federais de todo o Brasil”, explicou o técnico de redes do Ponto de Presença da RNP em Alagoas, Jackson Lyra.

O sistema possui, no país, recursos advindos dos Ministérios da Educação, Saúde, Cultura e Ciência, Tecnologia e Inovação. Através destes investimentos, é prospectada a infraestrutura necessária para manter a conectividade veloz para cada usuário.

A programação para 2015 prevê, ainda, uma instalação no Ifal de São Miguel dos Campos. Em 2016, a RNP planeja oferecer um upgrade às linhas de internet de todos os clientes de Alagoas, com um projeto de ampliação de banda larga para todas as mais de 20 instituições clientes. Sendo aprovada a proposta, esta elevará em torno de 50% a rapidez nos serviços fornecidos.

Instituições públicas de ensino em Viçosa e Santana do Ipanema já tiveram seus links de internet veloz aumentados este ano.

Recomendados para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *