Fapeal e Uneal prospectam doutorado em desenvolvimento rural

Instituições receberam equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para a viabilização de Doutorado Interinstitucional

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), em parceria com o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos, e professores da instituição, receberam a equipe do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O encontro, que aconteceu nesta segunda, 14, delineou o projeto da instalação de um doutorado interinstitucional (dinter) na Universidade.

O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, reuniu-se com o grupo e reforçou o apoio da Fundação à Uneal, afirmado o compromisso de fomento aos futuros docentes. O cenário da pós-graduação em Alagoas encontra-se fase de avanços, prospectando propostas e infraestrutura. Fornecendo resposta a esta procura, a Uneal, em parceria com o núcleo de Pós-graduação da UFRGS, estudam a implantação de um dinter.

A demanda em estudar e analisar as atividades rurais é uma necessidade estadual recorrente”, apontou Fábio Guedes. “Na área, deverão ser pesquisados inclusive os efeitos econômicos e sociais da atuação agrícola e rural no país”, observa.

Articulação

A reunião foi concluída de forma positiva, sinalizado o apoio dos setores estratégicos para a instalação do curso. A pauta delineada para as próximas reuniões já elenca o planejamento da implantação do programa.

Quando estruturado, ele fornecerá cerca de 20 vagas no âmbito do Desenvolvimento Rural, voltando-se principalmente a capacitação do corpo docente no interior.

You may also like...