Calendário Temático da Fapeal é lançado em Arapiraca

Lançamento ocorreu na Uneal, parceira acadêmica do produto

Fotos: Tárcila Cabral

Fotos: Tárcila Cabral

Em cerimônia aberta à academia e estudantes, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realizaram o lançamento do seu 13º calendário temático.

A abordagem deste ano levou o título “A Flora e a Fauna da Pindorama alagoana”, que representa um resgate histórico da constituição original das matas e animais que habitam o Estado desde a sua colonização.

“A proposta do calendário é captar elementos da cultura, da história e geografia de Alagoas, que as pessoas não conhecem tanto a respeito. A importância do tema visa promover um debate em torno do cuidado na preservação do espaço e da natureza do Estado, mas, tambémm registrar espécies que correm risco de extinção”, atenta o reitor da Uneal, Jairo José Campos.

À frente do projeto, os pesquisadores Jairo José Campos, atual reitor da Uneal, e Douglas Apratto, vice-reitor vigente do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), trabalham em parceria na estruturação e exploração dos temas que, posteriormente, culminarão num livro com as articulações finais dos estudos.

“Esta é a consolidação de um projeto de pesquisa, sempre possuindo como eixo Alagoas e suas potencialidades, riquezas históricas e agrícolas. O calendário tem o objetivo de mostrar para aos alagoanos e brasileiros de onde nós somos, de onde viemos e do que somos capazes. Partindo da fauna e flora pindorâmicas, queremos revelar uma riqueza enorme em plantas e animais. Porém, com o trunfo de proteger da extinção e da via de desaparecimento atuais. Esta também é nossa responsabilidade”, explica Douglas Apratto.

IMG_7980

Kelven Muniz assina termo de outorga, representando novos bolsistas de iniciação científica da Uneal

O momento também permitiu o estreitamento de laços entre as instituições, com a duplicação do número de bolsas de iniciação científica. Durante o lançamento foram assinados 80 termos de outorga para as bolsas Pibic, onde alunos e orientadores assinaram e ampliaram, desta forma, o escopo do projeto de interiorização do ensino superior e da pesquisa em Alagoas.

Um dos estudantes foi convidado a representar todos os bolsistas na solenidade: “As bolsas serão importantes e auxiliarão a nós, estudantes, na formação acadêmica, além de complementar as nossas produções científicas”, cita o estudante Kelven Muniz.

Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, reiterou o compromisso com a Uneal e elencou como prioridade os investimentos na formação de pessoas e da ciência no interior, como um caminho estratégico para desenvolver e alavancar a produção de ciência, tecnologia e inovação locais.

You may also like...

1 resposta

  1. 7 de março de 2016

    […] edição do calendário temático que, este ano, foi dedicado à fauna e flora nativas alagoanas. O primeiro lançamento ocorreu no campus universitário em Arapiraca e foi voltado para o público acadêmico. Na Fapeal, o evento foi prestigiado por gestores […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *