Revista de agência federal de inovação destaca apoio da Fapeal ao aplicativo Hand Talk

Matéria pode ser lida na edição mais recente da Revista Finep

shot

Saiu na Mídia

Desde 2014, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) apoia a empresa Hand Talk, responsável pelo aplicativo que promove a integração social da comunidade surda, traduzindo texto e voz em Língua Portuguesa para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Através do programa Tecnova, que concede subvenção econômica a empresas inovadoras, a Fapeal  investiu R$400 mil na empresa. O aplicativo já existia e este recurso foi utilizado principalmente no desenvolvimento do plugin que realiza a tradução de websites.

O apoio foi mencionado em reportagem da edição de setembro da Revista Finep (nº20), que concedeu quatro páginas inteiras ao assunto. A sugestão de pauta foi solicita pelo veículo à Coordenação de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal.

A Financiadora de Estudos e projetos (Finep) é uma agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), parceira da fap de Alagoas no financiamento e execução do programa Tecnova, entre outros.

A Revista Finep está disponível online, no site institucional da agência, mas a assinatura de sua versão física também pode ser solicitada gratuitamente, mediante cadastro no endereço eletrônico http://www.finep.gov.br/revistas?id=5307

tacianahandtalk-foto-naisia-xavier

Apresentação do Hand Talk em Seminário de Avaliação do Tecnova, durante o Caiite 2015

 

Prata da Casa

O Hand Talk não foi o único projeto apoiado pela Fapeal através do Tecnova que ganhou prêmios e projeção internacional.

Apícola Fernão Velho foi a vencedora da etapa nacional do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – o MPE Brasil, edição 2015, na categoria “Destaque Inovação”. Entre mais 50 mil empresas inscritas, 113 foram eleitas como finalistas e, ao fim de um ano de avaliação, 10 foram premiadas em categorias diversas.

E em junho deste ano, oftalmologista João Marcelo Lyra venceu o prêmio mundial do XIV Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, na categoria Filmes Científicos, disputando com mais de 50 trabalhos.

O vídeo demonstra o desenvolvimento de um software de apoio à decisão médica na área de cirurgia refrativa a laser. O sistema auxilia o cirurgião na escolha mais precisa do procedimento a ser utilizado e é apoiado pelo Tecnova através da empresa Clínica de Micro Cirurgia Ocular.

Para a coordenadora de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal, Juliana Khalili, o diferencial do Hand Talk é ir além dos negócios e do empreendedorismo, com seu cunho social que impacta, não só nos membros da comunidade surda, mas também em suas famílias e em sua inserção na sociedade como um todo.

“Eles foram fantásticos não só no desenvolvimento do produto, mas também na gestão do projeto”, explicou a coordenadora.

A gestora adianta que também já enviou sugestão de pauta solicitada para a próxima edição.

finep-gov-br_images_revista_revista20_index-1

Clique para aumentar

 

Recomendados para você...

5 respostas

  1. 9 de maio de 2017

    […] inovadores. Os resultados são prêmios de inovação nacionais e internacionais para empresas como o Hand Talk, a Apícola Fernão Velho, a Plus Agência Digital e a Clínica de Microcirurgia Ocular e a […]

  2. 16 de maio de 2017

    […] aplicativo Hand Talk, também apoiado pela Fapeal, por meio do Tecnova, ganhou a certificação da ONU como Melhor […]

  3. 16 de maio de 2017

    […] aplicativo Hand Talk, também apoiado pela Fapeal, por meio do Tecnova, ganhou a certificação da ONU como Melhor […]

  4. 1 de julho de 2017

    […] aplicativo Hand Talk, também apoiado pela Fapeal, por meio do Tecnova, ganhou a certificação da ONU como Melhor […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *