Fapeal articula instituições locais para organização da reunião anual da SPBC

70º edição do evento nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência acontecerá no campus da Ufal, em 2018

img_1012

Sede da Fapeal

 

Instituições públicas e privadas, de âmbito estadual e federal, estiveram presentes na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), na tarde dessa segunda (12) para dar início às articulações para as comissões que auxiliarão localmente a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a realizar a 70ª Reunião Nacional na cidade de Maceió, em 2018.

O evento tem duração de sete dias, entre um domingo e um sábado, e, provavelmente, deverá ocorrer durante a primeira quinzena do mês de julho.

O local de realização será o Campus A.C. Simões, da Universidade Federal de Alagoas. Além disso, devem acontecer debates sobre educação em cidades do interior nos dois dias anteriores ao evento. 

“Depois da visita da comitiva da SBPC, a gente já observa o engajamento e o interesse muito grande de participarem direta ou indiretamente do evento e da própria organização dele”, observa o professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal. 

Para o professor Cristiano Cezar, pró-reitor de pesquisa da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), “a realização de um evento desta magnitude é uma grande vitrine para que a Uneal possa mostrar à comunidade acadêmica brasileira as ações que desenvolve acerca de pesquisa, inovação, tecnologia e pós-graduação no âmbito da própria instituição”. 

A Reunião da SBPC é o maior evento de programação científica da América Latina, que envolve atividades acadêmicas, mostras de tecnologia e inovação e engajamento das crianças, famílias e indígenas, querendo ser visto como uma oportunidade da sociedade em geral e das comunidades locais chegaram mais perto deste universo. 

A iniciativa privada também marcou presença. Cristina Suruagy, gerente de Educação do Sesi Alagoas, comentou que a Federação das Indústrias, tanto Sesi, Senai, IEL, estão trabalhando com o tema em atividades corriqueiras. Presentes na construção desse evento, a gerente disse ainda que levar isso para a educação básica, tem sido um diferencial para jovens que vão chegar nas universidades muito melhores.

Além dos órgãos já citados, estiveram presentes na reunião a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade estadual de Ciência da Saúde (Uncisal), a Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomercio) e os centros universitários Unit e Cesmac. 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também deve ser um dos parceiros. Outras instituições estaduais e municipais, ligadas à cultura e educação, serão convidadas a participar da iniciativa conjunta, a partir de 2017. 

img_1016 img_1015

Recomendados para você...

1 resposta

  1. 19 de julho de 2017

    […] a parceria da Fapeal e diversas instituições, a Ufal será responsável pela execução dos segmentos Jovem e Cultural da programação, podendo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *