Fapeal avança em divulgação científica e apresenta balanço do triênio 2015-2017

Ciência, inovação e apoio a pesquisadores continuarão pautando a fundação em 2018

Professor Fábio Guedes Gomes

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Governo de Alagoas (Fapeal) lançou a 15ª edição do seu calendário temático nesta sexta-feira (2). Desde 2004, o produto originalmente idealizado pelo historiador Douglas Apratto introduz, sutilmente, na rotina dos alagoanos, uma temática cultural delineada por meio de fotos, ao longo dos 12 meses, em um objeto que já se tornou item de coleções.

De 2013 a 2016, a pesquisa foi compartilhada com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e, em 2017, foi hora de marcar o bicententenário da emancipação política do Estado, em parceria com o Arquivo Público (APA). Para 2018, elegeu-se o tema ‘Patrimônio Laboratorial Alagoano’.

“O calendário completa 15 anos e resolvemos que a ciência, tecnologia e inovação mereciam destaque”, explica o diretor-presidente da Fundação, professor Fábio Guedes. “E não fica só nisso. Durante todo este ano de 2018, vamos continuar pautando este assunto em reportagens da Fapeal em Revista e lançar uma série de vídeos curtos nas redes sociais para que a sociedade alagoana reconheça devidamente os equipamentos de pesquisa de que o Estado dispõe”, explica.

“Ver o empenho da Fapeal em destacar a pesquisa como elemento primordial é muito importante para nós”, aponta Nicolli Albuquerque, pesquisadora de iniciação científica da Universidade Federal de Alagoas, no programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) da área de proteção ambiental da Costa dos Corais.

“Fico contente de ver que nosso trabalho está sendo reconhecido e ganhando visibilidade. Isso não seria possível sem o apoio da Fapeal”, comenta o professor Eduardo Calil, doutor em Linguística e coordenador do Laboratório do Manuscrito Escolar (Lame), no Centro de Pesquisa em Educação e Linguagem da Ufal, escolhido para representar a área das Ciências Humanas na edição 2018 do Calendário.

Parcerias

Equipe da Perícia Oficial do Estado

 Além da comunidade acadêmica e de representantes do Laboratório Forense da Perícia Oficial do Estado, a cerimônia de lançamento do Calendário da Fapeal contou com as presenças institucionais de técnicos da Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep), dos secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Regis Cavalcante, e da Agricultura, Antônio Santiago, além de Israel Lessa, diretor-presidente da Desenvolve.

Na mesma ocasião, também foi apresentado balanço de gestão da Fapeal durante o triênio 2015 a 2017, dando publicidade aos principais resultados alcançados pela fundação por meio da gestão de recusos para CT&I do Governo de Alagoas e de convênios federais.

 

Recomendados para você...

1 resposta

  1. 22 de março de 2018

    […] tema ‘Patrimônio Laboratorial Alagoano’, escolhido para a 15ª ediçãoconsecutiva do calendário, convida a um passeio pelos laboratórios de instituições […]