DestaqueNotícias

Fapeal conclui primeiro programa de iniciação científica voltado à inovação e empreendedorismo

O Pibic Jr foi executado em parceria com o Sebrae, em escolas Sesi/Senai do Cambona e do Benedito Bentes

Naísia Xavier

Clique para saber mais

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas realizou, online, o seminário virtual do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr. Fapeal/Sebrae), nos dias 18 e 19 de maio. O edital de 2020, inédito até então, destinou a bolsas desse programa que já é tradicional e consolidado para uma área diferente: a inovação tecnológica e o empreendedorismo.

Foram escolhidas para o experimento as escolas Sesi/Senai do bairros Cambona e Benedito Bentes, em Maceió, por causa da maturidade dos programas de pesquisa e desenvolvimento com que envolvem os jovens do Ensino Médio, através de projetos que já foram  vencedores de várias competições científicas e tecnológicas nacionais na última década, com destaque para as áreas de robótica, novos materiais e soluções inovadoras.

O edital, de 2019 selecionou 28 projetos, envolvendo 19 orientadores docentes, além das esquipes discentes. Esses alunos, durante 24 meses, construíram aprendizados teóricos, práticos, inovadores e empreendedores, através dos produtos e soluções que desenvolveram ou, pelo menos, cuja viabilidade concreta de prototipação e/ou comercialização foi investigada.

Outro ponto forte foram as áreas de atuação, alinhadas com as principais tendências de tecnologia e mercado na atualidade. Mesmo assim, a avaliação de mérito do edital não deixou de fora os melhores projetos de ciências humanas, linguagens e artes, também essenciais a uma formação eficiente, versátil e criativa.

 A partir desta quinta (27), estreia nas redes sociais da Fapeal uma série de vídeos curtos para mostrar, resumidamente, alguns dos resultados alcançados pelos projetos, através de vídeos curtos nas redes sociais. Interessados podem seguir o perfil no Instagram @fapeal.br ou inscreverem-se no canal do Youtube Fapeal Oficial.