DestaqueNotíciasRevista

Minutos da Ciência esclarece fake news sobre vacina contra gripe

Edição especial fala sobre o insumo causar ou não câncer, saiba detalhes

Deriky Pereira

Tradicionalmente, a campanha de vacinação contra a gripe é realizada entre os meses de abril e maio. No entanto, pelo aumento recente na circulação de vírus respiratórios, o Brasil decidiu antecipar o início da imunização para o mês de março – em Alagoas, por sinal, o ciclo de vacinação começou no dia 25 do mês citado.

No entanto, a onda de desinformação em torno de campanhas vacinais continua a todo vapor e nesta edição especial, o Minutos da Ciência esclarece uma das correntes que circulam pelas redes sociais: vacina contra a gripe causa câncer?

Durante a edição, os apresentadores falam sobre o vídeo que circula pelas redes sociais e dissemina tal absurdo e comentam ainda sobre o surgimento de um câncer, que envolve a transformação de uma célula normal em uma célula cancerosa: será que a vacina conta com esse “ingrediente” em sua formulação?

Para saber isso e muito mais sobre o tema clique aqui e acompanhe a edição 178 do Minutos da Ciência.

E para conferir edições anteriores acesse aqui.

Quem pode se vacinar

De acordo com o Ministério da Saúde, podem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos e crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias cada.

Além disso, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento e profissionais das Forças Armadas também podem se vacinar neste momento.

Leia mais sobre o tema aqui.