DestaqueMinutos da CiênciaNotíciasRevista

Minutos da Ciência fala sobre o calor nos centros da Lua e da Terra

Programa revela se o centro da Lua é quente como o da Terra e apresenta outras curiosidades

Deriky Pereira

Foto: Nasa/Bill Ingalls

Será que o centro da Lua é quente como o centro da Terra? Foi com esse questionamento que as apresentadoras Eloísa Ferreira e Tárcila Cabral deram início ao programa de número 295 do Minutos da Ciência, publicado na quarta-feira (21) nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista. E a resposta surpreende: sim, é quente, mas não como o que chamam de verão dantesco que acontece abaixo dos nossos pés: são 1.400 ºC, contra os 5.400 ºC no centro da Terra – aproximadamente a mesma temperatura da superfície do Sol.

Composto majoritariamente de ferro e níquel, ele se divide em núcleo interno sólido de 480 km de diâmetro e um núcleo externo viscoso que adiciona 180 km, totalizando 660 km. São dimensões humildes em relação às do núcleo da Terra, com seus quase 7.000 km, mas a revista lembra que o diâmetro da Lua como um todo é quatro vezes menor que o da Terra.

E mais: planetas, satélites e outros corpos rochosos massivos tendem a esfriar com o passar de bilhões de anos, conforme emitem calor para o vácuo do espaço visto que quanto menor for o pedregulho, menos tempo de geladeira ele precisa, o que explica o motivo de o núcleo lunar ser mais frio que o terrestre, como frisaram o Canadian Lunar Research Network e o Lunar and Planetary Institute.

Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra.