Bora LerDestaqueMinutos da CiênciaNotícias

Minutos da Ciência fala sobre concurso da Sinpete que vai premiar projetos em educação inovadora

Iniciativa da Ufal com o Ifal, o InovaEdu recebe inscrições até 31 de julho; saiba como participar

Deriky Pereira

A edição 2025 da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) vem aí, mas, antes dela, tem um concurso que vai premiar projetos em educação inovadora e você pode participar: trata-se do InovaEdu, que visa premiar projetos em educação inovadora.

As inscrições seguem abertas até 31 de julho e a ação, fruto de parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), e o evento tem o objetivo de fortalecer a cultura científica e o protagonismo de estudantes, professores e demais agentes educacionais.

“A proposta é estimular projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento da Agenda 2030 da ONU [Organização das Nações Unidas], enfatizando o compromisso com uma educação inovadora, sustentável e transformadora”, explicaram os apresentadores no programa.

O edital é voltado também aos estudantes e professores da educação básica, da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, do ensino técnico, superior e de pós-graduação das redes públicas e privadas de Alagoas. “Cada orientador poderá inscrever até três propostas, sendo que, para a modalidade Ejai, o limite é de duas propostas educacionais por professor”, explicou a apresentadora Eloisa Ferreira.

Por outro lado, o concurso está organizado em três categorias distintas: Produto Inovador; Pesquisa Inovadora e Prática Educacional Inovadora. E quem conversa conosco sobre essas categorias é a Patrícia Brandão, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufal. Clique aqui e veja o que ela disse. E acesse este link para saber mais sobre o processo de inscrição no InovaEdu.