DestaqueMinutos da CiênciaNotíciasRevista

Minutos da Ciência mostra por que a Terra está com dias mais curtos

Ao longo da história do planeta, variações na rotação acontecem, mas não são motivos de preocupação

Deriky Pereira

Foto: Anang Santoso/Pexels

A Terra vem tendo dias mais curtos neste ano e… Por que isso vem acontecendo? Foi com esse questionamento que a apresentadora Adriana Lucena deu início ao programa de número 313 do Minutos da Ciência, publicado nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista na última terça-feira (5). E a resposta, por sua vez, ainda é um mistério.

A Terra leva, em média, 86.400 segundos para completar uma rotação — o que representa as 24 horas de um dia. E neste 5 de agosto, por sinal, também será um dia mais curto com 1,51 milissegundo a menos. Cientistas, porém, ainda não sabem exatamente por que isso ocorre. Mas dizem que, ao longo da história da Terra, variações na rotação são comuns e não representam motivo de preocupação.

Além disso, já se sabe que, em escalas temporais de décadas (entre 10 e 100 anos), a duração dos dias tem algumas variações irregulares. E mais: a ciência concorda que essas mudanças são causadas pela interação de fatores como a atividade do núcleo fundido do planeta e o movimento dos oceanos e da atmosfera.

Mesmo sendo pequenas, as mudanças no tempo da Terra podem se somar ao longo dos anos e fazer nossos relógios se adiantarem ou atrasarem um segundo. E, para corrigir o descompasso, os cientistas usam o chamado “segundo bissexto” desde 1973, que pode ser positivo ou negativo – e desde então, 27 segundos bissextos foram adicionados à hora oficial dos relógios na Terra.

Saiba mais sobre o tema assistindo ao programa na íntegra aqui.