DestaqueMinutos da CiênciaNotíciasRevista

Minutos da Ciência fala sobre os riscos do uso de telas antes de dormir

Programa apresenta dados de pesquisa recente que revelou aumento do risco de insônia em 59%

Deriky Pereira

Foto: Reprodução/Getty Images

Você leva o celular para a cama ou perto dela quando vai dormir? Isso pode prejudicar o seu sono! Foi com esse alerta que os apresentadores deram início ao programa de número 320 do Minutos da Ciência, publicado nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista na última terça-feira (2). E a resposta vem de um estudo recente publicado na Frontiers Of Psychiatry que descobriu: uma hora de uso de tela na cama aumenta o risco de insônia em 59% e reduz a duração do sono em uma média de 24 minutos por noite.

Os participantes, de 18 a 28 anos, foram questionados sobre seu uso de tela antes de dormir, o conteúdo consumido por eles na internet e como avaliavam sua qualidade de sono. No entanto, por mais que o impacto pareça ser maior em adolescentes, o estudo recente mostrou que o efeito também acontece em jovens e adultos.

“Qualquer uso de telas, independente do conteúdo navegado, interrompe os padrões de sono das pessoas. Mas o estudo não encontrou muitas diferenças entre a navegação em mídias sociais e outras atividades, por exemplo. A recomendação dos pesquisadores é reduzir o tempo de tela antes de dormir, pelo menos de 30 a 60 minutos”, explicaram os apresentadores.

E mais: os distúrbios do sono impactam fortemente a qualidade de vida e podem impulsionar o surgimento de problemas de saúde mental como ansiedade e depressão, por exemplo. Por isso, dormir de sete a nove horas por noite é o ideal para a função cerebral durante o dia.

Clique aqui e confira o programa na íntegra.