Notícias

Fapeal recebe visita do deputado Rafael Brito

Professor Fábio Guedes e parlamentar conversaram sobre atuação da fap nos Ensinos Médio e Superior em Alagoas

Naísia Xavier
Foto: Gabriel Fireman

Fapeal – Sala da Presidência

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas recebeu a visita do deputado federal Rafael Brito, na manhã desta sexta (05/9). O parlamentar foi recebido pelo diretor-presidente da Fundação, professor Fábio Guedes. Em pauta, ações correntes para os ensinos Médio e Superior em Alagoas.

Um dos principais assuntos tratados foram os programas de Ensino Médio que a Fapeal mantém em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc): O Programa Professor Mentor beneficia docentes e estudantes da rede estadual e o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) é executado nas escolas estaduais e no Instituo Federal (Ifal).

O professor Fábio Guedes apontou os impactos específicos e gerais que os programas vêm apresentando, desde o aumento do coeficiente de rendimento dos alunos até o fato de que Alagoas está vivenciando uma década de pessoas mais preparadas para atuar no desenvolvimento local:

“Tivemos a satisfação de receber o deputado federal Rafael Brito na Fapeal e apresentar a ele os principais resultados dos programas executados pela Secti e Fapeal, que têm impacto direto na educação alagoana, tanto no ensino médio quanto no ensino superior. Entre as iniciativas destacadas, estão o Programa Professor Mentor, o Programa de Iniciação Científica Júnior para Estudantes do Ensino Médio e as ações de fomento à pós-graduação de Alagoas, que consideramos a nossa verdadeira mina de ouro: uma fonte que gera conhecimento, fortalece a formação acadêmica e amplia a interação com o setor produtivo do estado”, declarou Fábio Guedes.

O economista utilizou o Centro de Inovação, em Jaraguá, como exemplo prático das ações em educação impactando o mercado, com o aumento de startups e pequenos empreendedores, além da conexão entre empresas e programas de pesquisa científica e tecnológica.

A equipe da fundação também falou sobre as medidas tomadas em 2025 para conferir maior previsibilidade ao calendário de pagamento das bolsas do Programa Professor Mentor, e sobre a corrente expansão dos mestrados e doutorados em Alagoas.

Por fim, o professor Fábio Guedes apresentou ao deputado Rafael Brito a Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), uma grande iniciativa de extensão da Universidade Federal de Alagoas que conta com o apoio da Fapeal e gera ações que envolvem milhares de estudantes anualmente.