Visita técnica aproximou estudantes da prática da gestão pública e apresentou o trabalho da Gerência de Valorização de Pessoas da Fapeal
Tárcila Cabral – texto e fotos

Na manhã desta quarta, 02/10, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) recebeu os estudantes do 5º período do curso de administração da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para uma visita técnica à Gerência de Valorização de Pessoas (GEVP). O encontro integrou as atividades da disciplina de Gestão de Pessoas e teve como objetivo aproximar os futuros administradores da prática da gestão pública em uma instituição estadual de fomento à ciência, pesquisa e inovação.
A programação foi conduzida pela gerente da GEVP, Lília Aguiar, que preparou a apresentação e guiou os estudantes pelos setores da Fundação. Além de atuar na Fapeal, Lília também ministra a disciplina de Gestão de Pessoas na Ufal em conjunto com a professora Milka Barbosa, no âmbito do estágio docência de seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI).
“Hoje recebemos a turma do 5º período da disciplina de Gestão de Pessoas, que estou acompanhando nesse período letivo. Foi feita uma programação especial para que eles conhecessem de perto as funções que o setor desempenha em uma instituição pública do Estado. A ideia é proporcionar a vivência prática daquilo que eles já estudam em sala de aula e, ao mesmo tempo, aproximá-los do papel da Fapeal como instituição de fomento em Alagoas”, explicou a gerente.
Gestão de pessoas com foco em valorização

Durante a visita, os alunos conheceram de perto como a GEVP atua em áreas estratégicas da administração pública, como folha de pagamento, férias, acompanhamento de bolsistas, estagiários e ressocializandos, avaliação de desempenho e políticas de qualificação, dentre outros tópicos.
Na ocasião, a gestora também apresentou os projetos que reforçam o compromisso da Fundação com a valorização humana. Entre as iniciativas destacadas estiveram o Faça uma Pausa, sobre separar um momento análise ao longo do expediente, o Reflete Fapeal, espaço de reflexão através de mensagens, e o Livro Livre, para estímulo à leitura e a troca de livros entre colaboradores. Os visitantes também conheceram as ações da Sala de Relaxamento, voltada ao equilíbrio físico e mental dos colaboradores, além do Programa de Qualidade de Vida e do Sensibiliza Fapeal, ambos a respeito da conscientização sobre pautas de acolhimento e inclusão.
Impressões e aprendizado dos alunos

A experiência foi avaliada como enriquecedora pelos estudantes. Para Raquel Vitória, o contato direto com a prática trouxe novas perspectivas:
“Eu achei o momento de hoje bem proveitoso, principalmente porque, como estou atuando na administração pública, é muito interessante conhecer os projetos internos de cada setor. Amei saber o que é desenvolvido aqui e achei tudo muito enriquecedor”, pontuou a estudante.
Já o aluno Jesus Oliveira destacou a quebra de preconceitos em relação ao setor público:
“Foi uma experiência que encheu os olhos. Acho que todos que tiverem a oportunidade de vir conhecer a Fapeal deveriam vir, porque quebra esse preconceito de que as coisas nem sempre acontecem no serviço público. A fala da Lília deixou claro que existem pessoas empenhadas em fazer acontecer, e que muitas vezes os desafios estão na legislação. Esse foi o grande impacto que ficou para mim”, completou o acadêmico.

A manhã de aprendizados foi concluída com uma visita guiada pelos setores da Fundação. A proposta, segundo a gerente da GEVP, foi mostrar a dimensão humana da gestão de pessoas na instituição, evidenciando que a Fapeal ultrapassa o caráter administrativo e se consolida também como um espaço de valorização e de cuidado com quem faz a instituição acontecer.
Ao final, os alunos saíram da experiência conhecendo os gestores e as áreas meio e finalísticas da Fundação, mas também compreendendo como o trabalho acadêmico dialoga com a prática do serviço público. A visita os possibilitou enxergar de forma mais direta a evolução e a aplicação dos conteúdos estudados em sala, frisando a relevância da aproximação entre universidade e instituições públicas.