DestaqueMinutos da CiênciaNotíciasRevista

Minutos da Ciência esclarece mitos e verdades sobre a sexta-feira 13 com base científica

Data costuma levar a culpa por diversas situações ruins, mas a Ciência mostra que não é bem assim

Deriky Pereira

Foto: Reprodução/Internet

O mundo vivencia mais uma sexta-feira 13 e com ela diversas situações corriqueiras – em especial, algumas situações não muito boas, como acidentes, falhas em cirurgias, mais incidências de infarto… Popularmente, são várias as coisas das quais esta data costuma levar a culpa, mas… Não é bem assim! E é sobre isso que o Minutos da Ciência apresenta seu programa de número 364, publicado, justamente, na sexta (13) nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista.

Um estudo de 2024, publicado na Annals of Surgery Open, investigou se cirurgias realizadas na sexta 13 tinham desfechos ruins. Foram analisados quase 20 mil pacientes entre 2007 e 2019 e comparados dados de operações no dia 13 e nos dias 6 e 20 dos referidos meses em um acompanhamento que durou até um ano depois dos procedimentos e os dados mostraram que não ocorreu diferenças significativas nas taxas de morte, complicações ou retorno ao hospital, ou seja, operar na sexta 13 não traz mais riscos do que em outro dia.

Anos antes, em, 2016, um estudo publicado no Medical Journal of Austrália avaliou se a sexta-feira 13 tem impacto negativo em internações por síndrome coronariana aguda, ou seja, infartos. Mais de 56 mil pacientes internados entre 1999 e 2014 foram analisados comparando 217 combinações de dias e datas com resultados da sexta 13 e… Nenhum risco de aumento de mortalidade foi encontrado.

Outras datas, como a segunda-feira no dia 30, mostraram menor mortalidade, mas o estudo correlacionou isso a possíveis falsos positivos, ou seja: a sexta-feira 13 não vai aumentar o número de infartos no mundo.

Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra.