Notícias

Fapeal participa da solenidade pelos 70 anos do curso de Engenharia da Ufal

Atualmente, o Centro de Tecnologia da Universidade Federal conta com quatro graduações, quatro mestrados, quatro doutorados, e é parceiro constante nas ações de inovação propostas pelo Governo de Alagoas

Naísia Xavier

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas prestigiu a solenidade em comemoração pelos 70 anos do curso de Engenharia Civil e da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Alagoas, na noite desta quinta (08/8).

Hoje em dia, o Centro de Tecnologia (Ctec Ufal) fornece competências em quatro áreas das engenharias: Civil, Química, Ambiental e Sanitária, e de Petróleo.
De acordo com o professor João Vicente Lima, diretor-executivo de CT&I da Fapeal, os 70 anos de criação de uma escola superior de engenharias em Alagoas é um evento muito importante para entender o desenvolvimento no estado:

João Vicente Lima. Foto: João Monteiro

“Se nós temos, hoje, todo um ecossistema que produz ciência, tecnologia, inovação, geração de empregos qualificados, tudo isso tem uma matriz. E, de forma muito marcante, a criação do curso traz essa contribuição. Ao longo do tempo, além da Engenharia Civil, outros cursos foram sendo criados, trazendo competências técnicas que foram agregando e que contribuem em formar esses quadros. E, agora, com os programas de pós-graduação, nós temos um centro nervoso em Alagoas que é o Ctec de hoje, que é o fruto daquela semente, e que tem uma importância enorme para todas as ações, projetos, editais e programas que formaram pessoas. E essas pessoas passaram a atuar e a mudar o campo profissional, a Economia, e a sociedade alagoana. O Ctec tem uma responsabilidade muito grande, no melhor dos sentidos”, analisou o gestor.

Engenheiros e pesquisadores
O Ctec também conta com quatro programas de pós-graduação: mestrado e doutorado em Engenharia de Estruturas; mestrado e doutorado em Engenharia Química; mestrado e doutorado em Materiais e o PPG em Recursos Hídricos e Saneamento. Todos eles se beneficiam de recursos do Governo de Alagoas, através de ações conjuntas da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e Fapeal.

Josealdo Tonholo. Foto: Renner Boldrino/Ascom Ufal

Presidindo à solenidade, o Reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo, comentou: “Acho que a gente tem muita coisa legal para contar do papel do Ctec no desenvolvimento do estado. As soluções científicas e tecnológicas que a gente precisa estão sendo alteradas a cada dia.

As Engenharias são profissões necessárias para cumprir aquela meta de trazer a sociedade alagoana para um patamar de desenvolvimento em que ela possa ter plena cidadania. E eu não tenho nenhum medo desse desafio aqui no Ctec, esse Ctec, da graduação, da pós-graduação, da extensão, da inovação tecnológica, do acolhimento do Paesp. É um Ctec que sabe para onde vai, e que vai para muito bom caminho”, comemorou.

Ação Social
O Paesp é Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado da Ufal, e é coordenado pelo Ctec.

O programa prevê o desenvolvimento de atividades educativas semanais, para apoio a estudantes das escolas públicas da educação básica e do ensino médio, visando a melhoria do desempenho escolar, acompanhamento e diálogo com os pais. Além disso, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex Ufal) apoia, com bolsas, os estudantes de graduação que atuam nas ações do programa.

De acordo com o professor Vladimir Caramori, coordenador do Centro, o Paesp na Ufal já beneficiou mais de mil estudantes que ingressaram em cursos de graduação e pelo menos 150 que concluíram pós-graduações.

 

Vladimir Caramori. Foto: Renner Boldrino