Notícias

PoP-AL conclui segunda etapa da RAAVE 2.0

Implementação é avanço na conectividade acadêmica de Alagoas

PoP-AL e Fapeal

clique e conheça o PoP-AL

O Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Alagoas (PoP-AL RNP) concluiu a segunda etapa de implementação da RAAVE 2.0, consolidando um marco na infraestrutura de conectividade acadêmica do estado, como resultado de um processo de meses de trabalho que foi entregue ao Governador Paulo Dantas, por ocasião da sua visita à Fapeal, em 08 de outubro.

Nesta fase, todos os clientes foram migrados para novos links e equipamentos, operando agora com velocidades de 10 Gbps, e com backbone conectado a 100 Gbps, garantindo redundância total com o backbone nacional da RNP, por meio do PoP-AL. Com isso, inicia-se o processo de desativação e recolhimento dos equipamentos antigos, completando a transição tecnológica do ambiente.

Georginei Neri, coordenador administrativo do PoP-AL e assessor executivo de gestão interna da Fapeal explica:

Esse é um marco importante no processo de modernização da rede acadêmica no estado de Alagoas, uma vez que a parceria entre a Fapeal e a RNP, pelo PoP-Al, resultou nesse avanço tecnológico, pois nós, além de ampliarmos a capacidade do link das instituições, também trocamos equipamentos de conexão, elevando o patamar de Alagoas ao nível mais moderno do país. E agora, estamos trabalhando, juntamente, a infovia Alagoas, que vai contemplar também instituições no interior, as conectando numa nova rede, ampliando os links. Hoje, no interior, cada unidade está um 1GB e aqui, na capital, 10GB. Então, a proposta é que no futuro a gente amplie todas as unidades do interior para 10 GB, numa rede com maior capilaridade, fazendo com que mais pessoas tenham acesso a uma rede segura, podendo desenvolver pesquisas de ponta no interior do estado. Esse é o futuro da rede acadêmica em Alagoas, e estamos muito satisfeitos com o resultado. Contamos com a colaboração das instituições. Todo o investimento financeiro foi da RNP e a Fapeal contribuiu com mão de obra diretamente envolvida.

Visita ao PoP-AL, em 08 de outubro 

Além de ser beneficiada pelo aporte da RNP, a Fapeal, que abriga o PoP-AL, em contrapartida, também recebeu investimentos de aproximadamente R$1 milhão do Governo de Alagoas, para reformas e melhoria da sua infraestrutura.

Esse avanço representa um passo significativo na modernização da conectividade científica e educacional de Alagoas, permitindo que instituições locais atuem de forma integrada e competitiva com pesquisadores e entidades de todo o Brasil e do exterior.

Com a infraestrutura consolidada, o PoP-AL, agora, volta agora seus esforços para o aperfeiçoamento da gestão e organização da RAAVE, com o objetivo de torná-la autossuficiente, com equipe técnica dedicada e estrutura própria.

Também estão em planejamento novas ações voltadas à expansão da malha de conectividade, incluindo parcerias estratégicas, lançamento de novos trechos e construção de rotas redundantes.

Entre as próximas iniciativas está a Infovia Acadêmica, projeto que será lançado em 2026 e finalizado até 2028, ampliando ainda mais o alcance e a robustez da conectividade acadêmica em Alagoas.