Iniciativa foi promovida pela equipe da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas da Fapeal
Deriky Pereira

A equipe da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEVP) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) convocou, na última quinta-feira (27), os colaboradores da instituição para uma ação especial em alusão à campanha Novembro Azul, que visa apresentar ações de prevenção e combate ao câncer de próstata.
“Reunimos os colaboradores da Fundação para um convite sobre o autocuidado. E aí, nós falamos sobre esse segundo câncer que mais acomete os homens, que é o câncer de próstata, trazendo um pouquinho sobre os fatores de risco, os principais sintomas, e sobre algumas importantes formas de prevenção, dentre elas a realização de dois exames principais: o PSA, que é através do sangue, e o exame de toque retal. Ambos são exames seguros, rápidos e extremamente eficazes e indolores”, explicou Lília Aguiar, coordenadora da GEVP.
Ainda segundo ela, o momento teve como foco principal a conscientização: “Nós quisemos chamar a atenção para esse autocuidado e essa responsabilidade de os colaboradores inserirem os exames de rotina nas suas vidas”, concluiu Lília.
Dados chamam atenção
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam uma estimativa de 71,7 mil novos casos somente em 2025, número que consolida a doença como o tipo de câncer mais frequente entre homens, à frente de pulmão e intestino, e ficando atrás somente do câncer de pele, o maior entre homens e mulheres.
Além disso, segundo o Ministério da Saúde, o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre os anos de 2020 e 2024, fazendo o número subir de 2,5 mil para 3,3 mil procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Já entre os homens acima dos 50, o número foi ainda maior: somente em 2024, foram 250 mil. No entanto, o crescimento proporcional foi maior.
O colaborador José Cícero, que participou da iniciativa, parabenizou a equipe da GEVP pela ação e reforçou a importância de ficar atento aos sinais para não descobrir tarde demais: “Foi bom esse alerta, viu, para que muitos não fiquem receosos. Isso aí não faz mal a ninguém, isso só prolonga as nossas vidas. Creio eu que é melhor você chegar ao médico e ter jeito ainda do que você chegar lá e ele dizer que já tá passado o caso, que não tem mais jeito, aí fica difícil”, refletiu.
O resultado dessa iniciativa promovida pela GEVP foi publicado nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista como parte da edição de número 345 do Minutos da Ciência, clique aqui e assista na íntegra.

