Homens estão raspando os cílios como um suposto símbolo de masculinidade, mas a prática causa problemas
Deriky Pereira

Raspar os cílios pode causar lesões nos olhos. Foi com essa afirmação que a edição de número 348 do Minutos da Ciência, publicado nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista na última terça-feira (9) e surgiu de uma nova trend nas redes sociais mostra vários homens raspando os cílios como um suposto símbolo de masculinidade. Isso pode parecer inofensivo, mas traz uma série de riscos porque os cílios não servem apenas por uma questão estética, mas têm funções essenciais para a proteção e o bom funcionamento da superfície ocular.
Os cílios atuam como uma barreira física contra poeira, sujeira e micro-organismos, além de ajudarem na filtragem do ar e da radiação ultravioleta. Eles ainda contribuem para reduzir a evaporação da lágrima e evitar o ressecamento ocular. E se você cortar eles, todos esses mecanismos de proteção ficam comprometidos. Além do risco de cortes, partículas dos próprios cílios podem cair sobre a superfície ocular durante a raspagem, provocando irritação, inflamação ou infecção.
O programa mostrou ainda que, sim, até o momento, não existem estudos específicos sobre essa raspagem estética dos cílios. Mas a literatura médica já descreve situações em que eles são removidos por indicação terapêutica, como em quadros de triquíase, o crescimento invertido dos cílios, ou distiquíase, o nascimento de fileiras extras. E mesmo assim tudo isso é feito sob supervisão médica e especializada.
Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra.
