Alagoas vai sediar o maior evento de divulgação científica da América latina

Em 2018, Maceió recebe a 70º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

O Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) aprovou a cidade de Maceió como sede de sua 70ª Reunião Anual, a ser realizada em 2018.  A proposta foi articulada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas e com o apoio do Governo do Estado e do Maceió Conventions e Visitors Bureau.

Na reunião, o professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal e Leonardo Viana, assessor da Pró-reitoria de Pesquisa e pós-Graduação da Ufal, apresentaram dados sobre a capacidade de Maceió em receber eventos e sobre a pertinência científica e educacional de a Reunião Anual da SBPC acontecer pela primeira vez em Alagoas.

O professor Fábio Guedes destacou que, há 14 anos, havia cinco doutores a cada 100 mil habitantes em Alagoas; hoje, são 41. Além disso, o estado conta com 38 cursos de pós- graduação, 16 doutorados, 37 mestrados, 1600 mestrandos e 550 doutorandos matriculados.

A franca expansão de uma nova Alagoas na área de Ciência, Tecnologia e Inovação reflete-se em infraestrutura, formação de recursos humanos e crescimento da ocorrência de eventos similares e atenção específica à produção de conhecimento voltado aos problemas locais.

Os dados foram considerados impressionantes pela presidente da SBPC, Helena Nader, comentando que informações assim mostram que a pós-graduação faz sentido no país. Ela ainda se disse “muito feliz com a receptividade do Conselho” da SBPC em relação à proposta alagoana.

O Professor Leonardo Viana, do Instituto de Computação da Ufal, assegurou o Conselho da SBPC que a comunidade científica percebe um clima político favorável para as ações de Ciência, Tecnologia e Inovação em Alagoas:

“A Fapeal tem sido tratada não como uma entidade do governo, mas como política de estado. Ações como o Programa de Desenvolvimento Regional (PDCR) são perenes. Até nesta época conturbada, a agente continua tendo o suporte do Governo do Estado com financiamento à pesquisa”, alegou.

A 70ª Reunião Anual da SBPC de Maceió, em 2018, ainda não tema definido.

CT&I e Turismo – Todo ano, a ocasião atrai milhares de pessoas do Brasil inteiro, interessadas em discutir o papel da ciência, tecnologia e inovação no processo educativo e no desenvolvimento do país. Neste ano, a 68ª edição está acontecendo em Porto Seguro, Bahia, com programação oficial de domingo (3) ao próximo sábado (9). São esperados mais de 10 mil pessoas, entre visitantes e os mais de  5 mil participantes formalmente inscritos para as atividades científicas, estes representando o equivalente a 10% dos municípios brasileiros.

“Devemos superar este público”, comenta Fábio Guedes.

Os números se multiplicam através dos visitantes, que são atraídos pela exposições de tecnologia, inovação e cultura. A programação é sempre vasta, interativa e inclusiva, assimilando aspectos da região do país em que o evento estiver sendo realizado.

O recorde de público da reunião até hoje aconteceu em Recife, em 2013, com 23 mil inscritos. Os participantes são diversificados, indo desde jovens cientistas do Ensino Médio até representantes das principais entidades científicas brasileiras, além de gestores das agências públicas federais e estaduais de fomento à pesquisa.

Além da parceria integral com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, Fábio Guedes apresentou cartas-compromisso do Secretário de Estado do Turismo, Helder Lima, do Secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, da diretora executiva da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas, Tereza Bandeira, da Associação Brasileira de Bares e restaurantes em Alagoas e da Sociedade Brasileira de Agências de Viagem em Alagoas, manifestando interesse e apoio.

Recomendados para você...

1 resposta

  1. 10 de julho de 2016

    […] da América Latina em 2018, o estado desponta como rota nacional para a pesquisa científica. A conquista do primeiro encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a ser r…, demonstra um resultado construído nos últimos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *