Notícias

Governo do Estado garante participação de 45 pesquisadores de Alagoas em eventos científicos

Por meio da Secti e da Fapeal, edital do Programa Mais Ciência, Mais Futuro leva pesquisas alagoanas para destinos nacionais e internacionais

Naísia Xavier

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) divulgou o resultado da chamada de Auxílio à Participação em Reunião Científica no Brasil ou no Exterior (ARC). A ação contemplou 45 pesquisadores com recursos para intercâmbio em encontros técnico-científicos no Brasil e em países da Europa, América do Norte e América do Sul.

Dos trabalhos aprovados, 16 serão apresentados em cidades de nove países no exterior. A ciência feita em Alagoas vai a destinos situados na Alemanha, Bélgica, Canadá, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Itália, México e Portugal. Serão dez trabalhos apresentados na Europa, quatro na América do Sul e dois na América do Norte.

Já os eventos sediados no Brasil contemplam 29 apresentações em 12 estados, nas mais diversas áreas do conhecimento, a partir de questões de pesquisa contemporânea e também a respeito de tecnologias e negócios.

Politica de Incentivo

Dados compilados pelo professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, a partir de 2015, demonstram como o Governo de Alagoas vem investindo no apoio à participação de pesquisadores em encontros científicos nacionais e internacionais:

“Com este resultado, chegamos ao número de 311 pesquisadores alagoanos viajando para eventos acadêmicos e científicos com o apoio do governo estadual. Desse total, 158 foram selecionados para mais de 100 destinos internacionais e 152 para outros estados brasileiros. Esse intercâmbio, além de promover importantes indicadores para o sistema de pós-graduação alagoano, permite prospectar novos eventos para serem realizados no estado”, declarou o gestor.

Entenda o Programa

O financiamento do ARC é inteiramente do Governo de Alagoas, por meio do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação e da Fapeal.

A definição do apoio a 45 pesquisadores significa que esta edição da chamada pública se encontra encerrada em 2025, devido ao emprego máximo dos recursos disponíveis.