DestaqueMinutos da CiênciaNotíciasRevista

Minutos da Ciência revela se tomar muitos banhos no frio faz mal para a pele

Especialistas recomendam diminuir a frequência dos banhos no inverno, entenda o motivo

Deriky Pereira

Foto: Reprodução/iStock

Tomar menos banhos nesse período de frio faz mal para o corpo? Foi com esta pergunta que abrimos a edição de número 310 do Minutos da Ciência publicado nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista na última quinta-feira (24). Com a chegada do inverno, parece que vai ficando mais difícil enfrentar o chuveiro – principalmente quando a água está mais fria. Mas quem resiste a ele nos dias frios deve ficar atento.

É que especialistas recomendam diminuir a frequência dos banhos no inverno como forma de proteger a barreira natural da pele que tende a ficar mais sensível nessa estação. Além disso, água muito quente e sabonetes agressivos podem remover os óleos naturais que mantém a pele hidratada e protegida, podendo causar ressecamento e irritações.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta que sebo natural da pele, o óleo, é importante para manter a pele hidratada e, com isso, o nosso corpo protegido. Além disso, ela tem uma série de bactérias importantes para a nossa imunidade que, com o excesso de produtos mais abrasivos, como os sabonetes, podem desequilibrar e isso é ruim para a defesa do corpo.

Mas, calma, viu, a recomendação é de menos banho e não de ficar sem tomar banho, viu. É que os médicos indicam um banho por dia, mas isso pode depender de alguns pontos, como a prática de atividades físicas, pois é importante e necessário proteger a pele e manter, claro, a higiene do corpo.

Clique aqui e assista ao programa na íntegra.