2026Notícias

Professor João Vicente Lima assume presidência da Fapeal

Diretor executivo de CT&I passa a gerir a Fundação, com a saída do professor Fábio Guedes, após 11 anos e três meses

Naísia Xavier – texto

 

O governador Paulo Dantas nomeou o professor João Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima como diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). A nomeação se encontra no Diário Oficial do Estado  (DOE) de 3 de abril de 2026.

Doutor em Sociologia e professor titular da Ufal, João Vicente Lima atua na Fapeal desde 21 de janeiro de 2015, quando assumiu a diretoria científica da Fundação, cargo que exige doutorado, a convite do então diretor-presidente, professor Fábio Guedes.

Lima já havia ocupado a presidência da Fapeal interinamente, entre outubro de 2020 e abril de 2021, período em que o professor Fábio Guedes atuou como secretário de Estado da Educação. Economista, doutor em administração pública e também professor titular da Ufal, Guedes geria a Fapeal desde 13 de janeiro de 2015, tendo completado 11 anos à frente da Fundação.

 

Professor João Vicente Lima. Foto: João Monteiro

 

“Vamos continuar essas políticas que têm sido desenhadas, gestadas e implementadas desde 2015, de agora até o momento que julgar pertinente o governador. É a continuidade de uma gestão que tem primado pelo equilíbrio financeiro, com políticas eficazes, que melhorem o nosso ecossistema de ciência, tecnologia e inovação”, comentou o professor João Vicente.

A Fundação, em parceria com a Secti, já lançou cinco editais em 2026, com recursos integralmente do Governo de Alagoas, e há mais dois, com parcerias federais, previstos ainda para este primeiro semestre.