Projeto garante realização de eventos formativos, bolsas estudantis e fortalecimento do ecossistema de inovação da universidade
Texto – Danielle Cândido/Ascom Uncisal
Fotos: Uncisal
A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi contemplada com um aporte de R$ 50 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) para dar continuidade ao projeto de difusão da cultura de inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual. A proposta prevê atividades formativas entre outubro de 2025 e junho de 2026, com foco na aproximação entre universidade, mercado e sociedade.
O recurso será utilizado para a realização de ações estratégicas com temas como empreendedorismo universitário, propriedade intelectual, parcerias universidade-empresa, valorização de ativos intangíveis, além da realização do 3º Weekhaton, maratona de tecnologia que já se consolidou como uma das iniciativas mais participativas da comunidade acadêmica.
Além dos eventos, a iniciativa também contempla a renovação de duas bolsas de nível médio para os estudantes João Lucas da Silva Ramires e Laíza Letícia Gomes Santos, que já atuam nas atividades do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Uncisal. Os bolsistas apoiam a execução das ações e vivenciam, na prática, o universo da inovação tecnológica e da gestão do conhecimento.
“Este recurso é estratégico para promover a aproximação entre universidade, mercado e sociedade, preparando nossos estudantes para os desafios reais da inovação”, destaca a professora Mara Ribeiro, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal.
Ela acrescentou que o apoio da Fapeal “reafirma a confiança no trabalho que estamos desenvolvendo para consolidar a Uncisal como uma instituição inovadora, conectada aos desafios do presente e às oportunidades do futuro”.
A proposta
A proposta foi aprovada por meio de um programa contínuo da Fapeal que apoia projetos voltados à divulgação científica e tecnológica no estado. Segundo a professora Kristiana Mousinho, coordenadora do NIT/Uncisal, o projeto já vem sendo executado há alguns anos e tem mostrado resultados consistentes na formação de uma cultura inovadora dentro da universidade.
“Não é a primeira vez que conquistamos esse recurso, o que mostra o reconhecimento da Fapeal à importância dessa iniciativa. Com ele, conseguimos promover eventos de qualidade, integrar diferentes áreas do conhecimento e estimular o protagonismo estudantil em torno da inovação”, afirma Mousinho.
A programação também prevê a participação de convidados externos, como startups, empresas locais e profissionais do setor produtivo, como forma de ampliar o diálogo entre a universidade e o mercado, incentivando o surgimento de soluções criativas com impacto regional.
A primeira atividade do ciclo está prevista para outubro, com a realização de uma palestra sobre empreendedorismo universitário e sociedade. O objetivo é introduzir o conceito ampliado de empreendedorismo no contexto acadêmico, provocando reflexões sobre o papel transformador das ideias e projetos que nascem no ambiente universitário.
Reprodução. Publicado originalmente em https://alagoas.al.gov.br/noticia/uncisal-recebe-investimento-da-fapeal-para-acoes-de-inovacao-empreendedorismo-e-propriedade-intelectual