DestaqueMinutos da CiênciaNotíciasRevista

7º Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação é destaque no Minutos da Ciência

Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Ufal, evento acontece entre os dias 1º e 7 de outubro e segue com inscrições abertas

Deriky Pereira

Ainda dá tempo, viu! O 7º Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (Siti) está chegando e você pode participar. Foi com essa afirmação que a apresentadora Adriana Lucena deu início ao programa de número 323 do Minutos da Ciência, publicado nesta sexta-feira (12), nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista. E o evento, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com o curso de graduação em Biblioteconomia, também da Ufal, e com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, do Peru, segue com inscrições abertas.

Informação e Tecnologia para a Sustentabilidade: Caminhos para uma Práxis Inovadora é o tema do evento que vai rolar entre os dias 1º e 7 de outubro, no Centro de Inovação, no bairro de Jaraguá, em Maceió, e visa promover a produção, a comunicação e a divulgação de pesquisas concluídas e em andamento relacionadas à temática do evento, nos níveis de graduação e de pós-graduação.

Segundo os organizadores, o tema escolhido se deu pela preocupação com as constantes mudanças climáticas, a sustentabilidade ambiental e o poder que a informação e a tecnologia possuem. “Para tanto, serão discutidos pontos como a transformação digital e desenvolvimento sustentável, repositórios digitais e confiáveis, preservação e restauração de documentos e muito mais”, complementou Adriana Lucena.

A Integridade da Informação é outro tema a ser debatido no evento e uma das conferencistas é a jornalista, mestra em Ciência da Informação pela Ufal e doutoranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Myllena Diniz, que vai debater os Impactos da Desinformação para o Desenvolvimento Sustentável. “Vai ser um momento de diálogo, de reflexão crítica e, sobretudo, de troca de experiências sobre como a desordem informacional afeta as nossas sociedades, a democracia, a saúde pública e os direitos humanos”, explicou ela.

A pesquisadora destacou ainda que o jornalismo e a Ciência da Informação podem e devem contribuir para enfrentar esse desafio. “E também colaborar com a construção da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas rumo às sociedades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis. Espero vocês lá para que, juntos, possamos pensar caminhos de transformação e inovação em prol de um futuro mais justo e sustentável”, concluiu Myllena Diniz.

Clique aqui e acompanhe o Minutos da Ciência sobre o evento.