Espaço será destinado à publicação dos editais em parceria com o Confap, trazendo oportunidades, no exterior, para pesquisadores de Alagoas
Naísia Xavier
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) inaugura nesta quinta (07/11) uma nova página de chamadas públicas em seu site oficial. A aba “Internacional”, do menu “Editais”, na “Área do Pesquisador” estreia com quatro novas oportunidades internacionais, e uma delas inclui a dimensão “inovação e empreendedorismo”.
Os editais internacionais da Fapeal são possibilitados através de cooperação com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), a partir de acordos com entidades de pesquisa do exterior.
Quando isso acontece, a fap estabelece regras próprias, no que for cabível em relação às predeterminações da chamada original, e também dispõe os valores e itens financiáveis, enquanto contrapartida orçamentária para os editais internacionais que, em sua maioria, são financiados por instituições europeias.
O Governo de Alagoas está destinando aproximadamente R$286 mil , em possíveis contrapartidas para os 4 editais.
Itens financiáveis incluem passagens áreas, mas variam de acordo com cada edital. Não é possível participar das chamadas sem o conhecimento da Língua Inglesa.
O motivo de destinar uma área exclusiva para esses editais no site, segundo o assessor científico de pesquisas e tecnologia da Fundação, Daniel Carvalho, é: “A Fapeal tem participado de vários acordos, junto com o Confap, de adesão a ações internacionais, com o Fundo Newton, da Inglaterra, com a União Europeia, e com outros países. Então, criamos esse espaço exclusivo de internacionalização, onde todas as informações sobre parcerias, editais e acordos que a Fapeal estiver participando, e o pesquisador alagoano puder participar, ficarão disponíveis aqui. Esse espaço é importante em razão disso: da publicidade e da possibilidade de ampliar a participação dos pesquisadores alagoanos nos editais de internacionalização”.
EDITAIS
Chamada transnacional conjunta Water for Circular Economy 2024 – A iniciativa conta com a adesão de 36 países parceiros da União Europeia, incluindo o Brasil. Com orçamento global previsto de aproximadamente 36 milhões de euros, a chamada apoiará projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança hídrica em longo prazo. As inscrições estão abertas, até 13/11, apenas para pessoas que tenham concluído o pós-doutorado a partir de 12/09/2014. O link para ferramenta para busca de pesquisadores parceiros para colaboração internacional está disponível neste link.
ERC IA 2024 – Apoiar a mobilidade de pesquisadores doutores sediados no Brasil, para integrarem equipes de pesquisadores na Europa, em projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC), para um período contínuo de 6 a 12 meses, ou em visitas curtas. Interessados em submeter propostas, até 25/11, devem pensar em termos de equipe. As diretrizes para este primeiro passo estão acessíveis no link na página da chamada.
Conselho Nacional de Pesquisa da Itália CNR 2024 – Mobilidade de pesquisadores entre o Brasil e a Itália, somente, em projetos conjuntos de pesquisa e inovação nas seguintes áreas estratégicas: Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Bioeconomia. Mais informações neste link. As inscrições permanecem abertas até 29/11.
Marie Sklodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal MCSA 2024 Desenvolvimento de carreira e formação de pesquisadores em todas as disciplinas científicas. Entre as ações apoiadas pelas MSCA, o programa de Intercâmbio de Pessoal é projetado para promover a colaboração internacional, interdisciplinar e intersetorial, facilitando a transição da pesquisa para o mercado (e vice-versa), para avançar na ciência e fomentar a inovação. O programa visa criar uma cultura compartilhada de pesquisa e inovação que valorize a criatividade e o empreendedorismo, auxiliando na transformação de ideias inovadoras em novos produtos, serviços ou processos. Os projetos do MSCA SE podem envolver pessoas e instituições. Os intercâmbios possíveis vão de 1 a 12 meses. Os links necessários estão aqui. As inscrições ficam abertas até 05/02/2025