Notícias

Fapeal estreia nova área de internacionalização no site

Espaço será destinado à publicação dos editais em parceria com o Confap, trazendo oportunidades, no exterior, para pesquisadores de Alagoas

Naísia Xavier

Clique para acessar

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) inaugura nesta quinta (07/11) uma nova página de chamadas públicas em seu site oficial. A aba “Internacional”, do menu “Editais”, na “Área do Pesquisador” estreia com quatro novas oportunidades internacionais, e uma delas inclui a dimensão “inovação e empreendedorismo”.

Os editais internacionais da Fapeal são possibilitados através de cooperação com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), a partir de acordos com entidades de pesquisa do exterior.

Quando isso acontece, a fap estabelece regras próprias, no que for cabível em relação às predeterminações da chamada original, e também dispõe os valores e itens financiáveis, enquanto contrapartida orçamentária para os editais internacionais que, em sua maioria, são financiados por instituições europeias.

O Governo de Alagoas está destinando aproximadamente R$286 mil , em possíveis contrapartidas para os 4 editais.

Itens financiáveis incluem passagens áreas, mas variam de acordo com cada edital. Não é possível participar das chamadas sem o conhecimento da Língua Inglesa.

Daniel Carvalho

O motivo de destinar uma área exclusiva para esses editais no site, segundo o assessor científico de pesquisas e tecnologia da Fundação, Daniel Carvalho, é: “A Fapeal tem participado de vários acordos, junto com o Confap, de adesão a ações internacionais, com o Fundo Newton, da Inglaterra, com a União Europeia, e com outros países. Então, criamos esse espaço exclusivo de internacionalização, onde todas as informações sobre parcerias, editais e acordos que a Fapeal estiver participando, e o pesquisador alagoano puder participar, ficarão disponíveis aqui. Esse espaço é importante em razão disso: da publicidade e da possibilidade de ampliar a participação dos pesquisadores alagoanos nos editais de internacionalização”.

 

EDITAIS

Chamada transnacional conjunta Water for Circular Economy 2024 A iniciativa conta com a adesão de 36 países parceiros da União Europeia, incluindo o Brasil. Com orçamento global previsto de aproximadamente 36 milhões de euros, a chamada apoiará projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança hídrica em longo prazo. As inscrições estão abertas, até 13/11, apenas para pessoas que tenham concluído o pós-doutorado a partir de 12/09/2014. O link para ferramenta para busca de pesquisadores parceiros para colaboração internacional está disponível neste link.

ERC IA 2024Apoiar a mobilidade de pesquisadores doutores sediados no Brasil, para integrarem equipes de pesquisadores na Europa, em projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC), para um período contínuo de 6 a 12 meses, ou em visitas curtas. Interessados em submeter propostas, até 25/11, devem pensar em termos de equipe. As diretrizes para este primeiro passo estão acessíveis no link na página da chamada.

Conselho Nacional de Pesquisa da Itália CNR 2024 Mobilidade de pesquisadores entre o Brasil e a Itália, somente, em projetos conjuntos de pesquisa e inovação nas seguintes áreas estratégicas: Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Bioeconomia. Mais informações neste link. As inscrições permanecem abertas até 29/11.

Marie Sklodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal MCSA 2024 Desenvolvimento de carreira e formação de pesquisadores em todas as disciplinas científicas. Entre as ações apoiadas pelas MSCA, o programa de Intercâmbio de Pessoal é projetado para promover a colaboração internacional, interdisciplinar e intersetorial, facilitando a transição da pesquisa para o mercado (e vice-versa), para avançar na ciência e fomentar a inovação. O programa visa criar uma cultura compartilhada de pesquisa e inovação que valorize a criatividade e o empreendedorismo, auxiliando na transformação de ideias inovadoras em novos produtos, serviços ou processos. Os projetos do MSCA SE podem envolver pessoas e instituições. Os intercâmbios possíveis vão de 1 a 12 meses. Os links necessários estão aqui. As inscrições ficam abertas até 05/02/2025